Pular para o conteúdo principal

Oracle Tax Simulator

Usando o Tax Simulator

Ele permite pré-visualizar o funcionamento da sua configuração de imposto antes de entrar com transações nas aplicações, tais como Purchase, Payables e Receivables. O Tax Simulator fornece verificação imediata que a configuração de imposto e suas regras foram criadas e aplicadas, de acordo, com suas necessidades.
Utilizar a funcionalidade do Tax Simulator para simular o processo de determinação de imposto sem criar dados reais.

Com o Tax Simulator, você pode:

1 – Entrar com transações para simular o cálculo de imposto baseado em vários cenários.
2 – Visualizar as regras de imposto que foram aplicadas no calculo do imposto e o resultado processado para cada tipo de regra.
3 – Simular as características das bancadas do Payables, Receivables e Purchasing e criar a linha de imposto para cada tipo de operação.
4 – Visualizar o sumario de imposto por transação e as linhas geradas para cada linha de transação.
5 – Use a associated tax windows para ver e/ou substituir linhas de Impostos

O Tax Simulator fornece as seguintes verificações:

 Como as regras de imposto que você definiu para um ou mais impostos funcionam em conjunto com as defaults que você configurou para elas.
Se em uma transação não forem carregados os impostos pretendidos, podemos simular o resultado para identificar a causa, por exemplo:
Definimos uma exceção de produtos, mas ela não foi usada na transação esperada, então podemos descobrir que a “Allow Tax Exceptions option” não foi habilitada no registro de alíquota aplicada.

Importante:
O Oracle tax Simulator não fornece simulação de impostos recuperáveis.
O Oracle Tax Simulator não permite testar ações que você efetua nas transações ou linhas de transação, tais como: Cancelamento, deleção e reversão de linhas.
Você não pode usar o Oracle Tax Simulator para testar ou verificar configuração de controle de usuário.


Transaction Lines Window Header Region / Região do Cabeçalho da Transação:

Abaixo seguem as abas representadas pelo seguido de seu nome e suas aplicabilidades:

Main/Principal

Temos a aplicação, legal entity, unidade operacional e principais detalhes do documento. A lista de valores do document event / Evento do documento depende da aplicação que você selecionar conforme abaixo:

Oracle Payables: Expense Reports, Prepayment Invoices, Standard Invoices.
Purchasing: Charges, PO_PA, Release, Requisition.
Receivables: Credit Memo, Debit Memo, Invoice, Invoice Adjustment, Receipts.
Trade Management: Trade Management Payables, Trade Management

Receivables








Payables








Party/Parte – Informar o nome do cliente para faturamento ou fornecedor para compra.


Receivables








Payables







Sites/Locais  - Site para Entrega e Faturamento.

Receivables

Entre com o nome do site nos campos Ship To Party Site/Local da Parte para Entrega
e Bill To Party Site/Local da Parte para Faturamento;



 

Ship From Location / Local de Entrega e Bill From Location / Local de Faturamento. Essa informação deriva de um setup efetuado no cadastro da legal Entity e é fundamental para o calculo de imposto, duvidas sobre a configuração, vide: Pré_Configuração.

Ship To Location / Local para Entrega e Bill To Location / Local para Faturamento: Informação essencial para o calculo do imposto, é o endereço do Local relacionado à parte, lista de valores longa sem filtro, informar o endereço do Cliente.






Payables

Entre com o nome do site nos campos Ship From Party Site/Local da Parte de Entrega
e Bill From Party Site/Local da Parte para Faturamento;









Ship From Location / Local da Entrega e Bill From Location / Local de Faturamento. Essa informação deriva de um setup efetuado no cadastro da legal Entity e é fundamental para o calculo de imposto, duvidas sobre a configuração, vide: Pré_Configuração.




Ship To Location / Local para Entrega e Bill To Location / Local para Faturamento: Informação essencial para o calculo do imposto, é o endereço do Local relacionado à parte, lista de valores longa sem filtro, informar o endereço do fornecedor.





Currency/Moeda – Moeda e informações sobre cambio;







Misc – O País Default para tributação e o subtipo do documento, A lista varia conforme a aplicação selecionada.








Default Taxation Country / Pais de Tributação Padrão – O país de tributação para efeito de calculo de imposto.  Esse é um pré-requisito importante para a atribuição de impostos padrão;
Ex: Definimos para o Panamá ITBMS padrão, o preenchimento desse campo determinará a aplicação do imposto.












Document Sub Type / Subtipo de Documento
Usado para calculo de imposto e relatório.
Usado para calculo ou relatório dependendo da necessidade de tributação do país. Você pode usar esse campo quando documentos tais como Invoice ou Credit Memo precisarem ser melhores classificados.


Location/Local – Ponto de Aceitação e Origem
A lista de valores disponível nas abas de Parte , Sites e locais dependem da aplicação para a qual você esta digitando a transação. Você deve selecionar pelo menos um local por transação.







Transaction Lines Window Lines Region / Linhas da Transação

Main/Principal – As informações de linha padrão para a transação.





















More/Mais – Despesas adicionais, descontos ou exceções.
























Reference Documents / Documento de Referência – Se aplicável, um documento anterior no fluxo de negócios, como uma ordem de compra PO para uma Invoice padrão do Payables.












Adjusted Documents / Documentos Ajustados – Se aplicável , um documento prévio que é atualizado por um documento atual, como  uma nota de venda existente para um aviso de crédito do Receivables.











Applied Documents / Documentos Aplicados –Se aplicável, um documento prévio que é aplicado para um documento atual, como um prepayment invoice existente para uma nova Payables invoice.












Tax / Imposto – O regime-to-rate flow usado no calculo do imposto e o valor do imposto. Verificar porque os campos ficam desabilitados.










Tax Simulator Analysis Tools / Ferramentas de análise

Após entrar com os detalhes da sua transação, utilize a ferramenta de simulação para analisar o calculo de imposto.

View Tax Log / Log de Imposto – Use o Exibir log de imposto/View Tax Log na barra de Ferramentas.  O arquivo de log fornece detalhes de todo processamento feito na transação, incluindo a lista de regras de imposto que não foram avaliadas com sucesso
Para obter o log do imposto você precisa configurar as seguintes profiles:

System Administrator Responsibility-> System Profile
FND : Debug log enabled -> Yes (at user level)
FND: Debug Log Level -> Statement (at user level)
FND: Debug Log Module -> % (at user level)
Please refer to Notes: 560613.1 and 563935.1.




















 
Verificar -> solicitações -> localizar


































Rules window / Tela de Regras – Use a tela de regras para ver quais regras foram aplicadas para cada linha de imposto calculado em cada processo de calculo. Para cada tipo de regra você pode ver o resultado processado e verificar se foi determinado por regra de imposto ou valor default.

Linhas de Imposto (Botão)>Regras de Imposto (Botão)















Summary Tax Lines window / Sumario de Linhas de Imposto- Use a tela sumario de linhas de imposto para ver o sumario dos impostos para suas transações do Payables (exclusivo para as transações do Payables). Para cada imposto aplicado, você pode ver a quantia total do imposto em todas as linhas da transação, com os correspondentes detalhes de configuração, incluindo o Código do Regime, Imposto, Jurisdição, status do imposto, nome da taxa e taxa.

Sumario do Imposto  (Botão)

















Tax Distributions window / Classificação Contabil da Transação – Use a tela de classificação contábil da transação para ver o resultado das distribuições e quaisquer detalhes de recuperação associados para suas transações do Payables (exclusivo para transações do payables).

Classificações  (Botão)















Simulação de Calculo de Imposto para o Contas a Receber
Main, Principal:















Parte, Part:














Local, Location:















Linhas:







Para aparecer o ship to location é necessário efetuar um setup na entidade legal, conforme note abaixo:





Oracle E-Business Tax - Version: 12.0 to 12.1 - Release: 12.0 to 12.1
Information in this document applies to any platform.
ZXTRXSIM.fmx Oracle Tax Simulator
Note: 739666.1
Symptoms
When attempting to use Oracle Tax Simulator for Accounts Payable transactions, the ship-to locations are not being displayed
Cause

The problem was caused by incomplete setup.  The Legal Entity was not set up with a ship to location
Solution
To resolve this issue:
Add a ship to locations to the First Party Legal Establishment (Associated business entities tab) through Legal entity Manager.  The Ship to Party and Ship To Locations will appear through Oracle tax Simulator.

Até o próximo post!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Siglas da Oracle

Olá pessoal!!! Resolvi publicar algumas siglas da Oracle, que aliás são muuuuuuitas e acabam nos deixando perdidos! Muito bom quando precisamos, rs* hoje estava quase louca procurando algo sobre Ativo Fixo, daí achei a sigla OFA -> Oracle Fixed Assets, ufa.... 9i 9iAS - Oracle9i Application Server 9iDB - Oracle9i Database 9iDS - Oracle9i Developer Suite A A&B - Architecture & Blueprint ABC - Activity Based Costing ABM - Activity Based Management ADI - Application Desktop Integrater ADS - Application Demonstration Services ADS - Application Data Store AIM - Application Implementation Method AIM FF - Application Implementation Method FastForward AOL - Applications Object Library AP - Accounts Payable APAC - Asia Pacific API - Applicatioin Program Interface Apps - Applications APS - Advanced Planning System AQ - Advanced Queuing AR - Accounts Receivables ARU - Automated Release Updates ASCP - Advanced Supply Chain Planning ASIAPA...