segunda-feira, 28 de abril de 2014

Liberty Seguros elege Oracle Hyperion para aperfeiçoar seu processo orçamentário

PRESS RELEASE

Com a solução da Oracle, empresa tornou orçamento mais integrado, interativo e seguro, assim como facilitou e agilizou sua consolidação e a geração de relatórios diferenciados por empresa, canal, região e produto.
São Paulo, Brasil – 28 de abril de 2014.
Notícias
·         Presente no mercado brasileiro desde 1996, após a compra da tradicional Companhia Paulista de Seguros, a americana Liberty Seguros, está hoje entre as nove maiores seguradoras do País. Tem um total de R$ 2,4 bilhões em vendas, carteira de 1,3 milhão de segurados, 72 pontos de vendas, 1,5 mil funcionários e 13 mil corretores distribuídos em todo território nacional.


·         A Liberty Seguros tem como foco a inovação no atendimento aos seus clientes e oferece um amplo portfólio de mais de 100 soluções de seguros para pessoas físicas e jurídicas. Para suportar o crescimento da companhia, que distribui seus produtos por canais variados e em diferentes localidades do país, a Liberty Seguros elegeu, em fevereiro de 2013, a solução Oracle Hyperion Planning, como forma de atender à necessidade interna de aperfeiçoar, agilizar e tornar mais interativo o processo orçamentário.

·         Para a escolha do Oracle Hyperion Planning, a Liberty Seguros buscou uma solução de fácil integração com os sistemas já existentes, como o Oracle Essbase Plus, e que também oferecesse um rápido processamento, simplificando o processo orçamentário. Ou seja, a solução tinha que possibilitar a realização de cálculos rápidos e automáticos, devido ao alto volume de informações.

·         Entre os atributos considerados pela Liberty Seguros na escolha da solução Oracle estão: Task list com as etapas orçamentárias, que direcionou os usuários aos processos que deveriam ser executados. Workflow de aprovação e Segurança, que permitiu acompanhar o processo de orçamento passo a passo e por usuário, reduzindo as possibilidades de erros.

·         Durante a implementação, que durou 12 meses, os principais desafios foram conciliar a finalização do projeto com o início dos ciclos orçamentários e treinar 150 usuários distribuídos em praticamente todos os estados do Brasil.

·         A escolha da solução da Oracle foi também orientada pelo fato da matriz do grupo, Liberty Mutual, já utilizar ferramentas da Oracle em seus processos: Oracle Hyperion Financial Management para consolidar os resultados mundiais do grupo, e o Oracle Hyperion Strategic Finance para a elaboração do seu Planejamento Estratégico Anual. Desta forma, a escolha do Hyperion Planning englobaria todo o ciclo orçamentário da Liberty Seguros Brasil em uma única plataforma Oracle.

·         O orçamento da Liberty Seguros é dividido em três grandes fases. A primeira é de orçamento de despesas administrativas e CAPEX, bem como produção e demonstração de resultados. As duas últimas etapas são destinadas às metas das equipes comerciais e subscritores, responsáveis pela avaliação, precificação e aceitação dos riscos, dentro de parâmetros pré-estabelecidos.  O processo orçamentário é amplo, sendo composto por 55 produtos, 1.500 mil centros de lucro e três diferentes canais de vendas, que se desdobram em 35 subcanais.  

·         A ferramenta da Oracle funciona integrada ao sistema de Bussiness Intelligence e aos cadastros de usuários da Liberty Seguros, o que permite a definição de um workflow eficiente de aprovações orçamentárias e facilita a geração de relatórios específicos para atender às demandas dos 150 usuários simultâneos, tudo em conformidade com respectivos perfis e regras de acesso ao orçamento, alinhadas com todas as regras de compliance do grupo. Outro diferencial do Oracle Hyperion Planning é propiciar ao usuário a visualização do orçamento em diferentes ferramentas: Web, Excel e Smart View.

·         A solução da Oracle possibilita alterações, cálculos, consolidações e análises em segundos, no sistema anterior este processamento demorava algumas horas. A agilidade desta etapa é fundamental, uma vez que o sistema recebe inclusões de dados de uma base de 13 mil corretores, distribuídos em todas as regiões do Brasil.
Depoimentos de apoio
·         “Tínhamos a necessidade de ter uma ferramenta capaz de tornar nosso processo orçamentário mais acessível, integrado, interativo e seguro, facilitando a consolidação e visão dos resultados  por região, canal de vendas e categoria de produtos. O Oracle Hyperion mostrou-se ideal e se integrou facilmente aos sistemas já existentes, viabilizando o acompanhamento e análise pelos usuários”, afirma Maximilian Zanelato Bordin, gerente sênior de Planejamento e Análise Financeira da Liberty Seguros.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página