quarta-feira, 23 de abril de 2014

Iniciativas do Oracle Academy avançam no Brasil

PRESS RELEASE

Mais duas novas instituições aderiram ao programa da Oracle, que conta com 80 entidades educacionais e mais de 106 mil estudantes atendidos, compartilhando conhecimentos de tecnologia para ajudar a aumentar os oportunidades de empregabilidade
São Paulo, Brasil – 23 de abril de 2014.
Notícias
·         O programa Oracle Academy, que fornece recursos de aprendizado em tecnologia mundialmente, tem ampliado sua atuação nacional. Atualmente, 80 entidades de ensino, entre escolas e universidades, de diversos estados no Brasil, estão usufruindo da metodologia do programa, que já treinou mais de 92 professores, beneficiando mais de 106 estudantes.

·         A cada mês, o programa ganha a adesão de novas instituições de ensino. Recentemente, duas novas escolas começaram a fazer parte do Oracle Academy: o Instituto Técnico Basílio Flores de Azevedo, de Barueri (SP) e a Universidade de Barra Mansa, localizada na cidade de Barra Mansa (RJ).
·         O Instituto Técnico de Barueri Brasilio Flores de Azevedo (FIEB), escola técnica pública de Barueri, fez o primeiro treinamento para professores secundaristas com o “Advanced Computer Science - SQL Fundamentals” no mundo. Este material didático foi produzido pela Oracle para contemplar os cursos universitários, mas teve excelente aceitação dos 14 professores da instituição, que foram treinados em 40 horas, durante uma semana.
·         Agora, os professores do FIEB estão integrando pela primeira vez o conteúdo universitário do Oracle Academy à sua grade convencional de 2º grau e permitirão que 300 estudantes tenham acesso ao conhecimento das tecnologias da Oracle, possibilitando que se adiantem em quatro anos nos processos de certificação. O próximo curso a ser ministrado aos docentes é o “Oracle Database 11g: Workshop de Administração I Release 2”, que ocorrerá em junho e posteriormente será inserido na grade curricular.
·         Na Universidade Barra Mansa, um dos professores começou a utilizar de maneira inovadora o material do curso de SQL Fundamentos e Performance e Tuning de Oracle 11g, do programa Oracle Academy, em cursos realizados durante as férias e nos fins de semana. A iniciativa foi muito bem recebida pelos mais de 30 estudantes, que passaram a ter maior acesso a tecnologia da Oracle e a oportunidade de se qualificar profissionalmente para atender às exigências do mercado de trabalho.
·         Estes são apenas dois exemplos que se destacam entre as 14 instituições de ensino que se uniram ao Oracle University em 2014. Entre as quais estão: Fundação Getúlio Vargas, Centro Universitário da Escola de Engenharia Mauá; Centro Universitário Senac; CESUSC; Faculdades Jesus Maria José; Faculdade Porto Velho; Faculdade Sumaré; as FATECs de Bauru e José dos Campos; Fundação Instituto de Educação Barueri, Fundação Universidade de Caxias do Sul; PUC-Rio e Universidade Federal do Tocantins.
·         Ao optarem pela parceria com o programa Oracle Academy, estas instituições de ensino beneficiam seu corpo docente com a possibilidade de atualização do conhecimento tecnológico e maior assertividade ao transmitir as informações aos estudantes. Os alunos são beneficiados por terem acesso a um conteúdo tecnológico atualizado e inovador, podendo optar pela obtenção de certificações internacionais, fundamentais para uma melhor receptividade no mercado de trabalho. A oportunidade oferecida aos estudantes de 2º grau do Instituto Técnico de Barueri Brasilio Flores de Azevedo (FIEB) é ainda mais valiosa, porque amplia as possibilidades de conseguir o primeiro emprego.
·         O Oracle Academy foi idealizado para auxiliar a reduzir "gap" existente no mercado de trabalho em diversos estágios, pois o programa começa despertando o interesse das crianças por tecnologia com o Alice (animação em 3D, usando java), passa pelo ensino médio e chega a universidade e a pós-graduação com tecnologias de última geração da empresa.
·         Mais de 1,5 milhão de estudantes em 95 países são treinados com o auxilio do programa Oracle Academy. Na América Latina, 180 instituições educacionais e mais de 370 mil estudantes em 15 países são beneficiados.
Depoimentos de apoio
·         "Esta parceria é uma grande vitória para a FIEB e, principalmente, para nossos alunos, porque representa uma grande oportunidade de aprendizado, contribuindo muito para a sua formação profissional. O material fornecido pela Oracle na parceria é de extrema qualidade, abordando com clareza todos os tópicos, incluindo vários exemplos práticos, além de proporcionar a abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho", afirma Ademir de Oliveira, professor do Instituto Técnico de Barueri Brasilio Flores de Azevedo (FIEB).
·         "Acredito que uma parceria com uma empresa com o porte da Oracle, conhecida internacionalmente e referência no mercado de bancos de dados, fortalece muito a missão da FIEB de formar profissionais qualificados para o mercado. Nossa região possui um polo de Tecnologia da Informação em Alphaville que, como acontece hoje na área de TI, tem a necessidade de profissionais da Oracle. O fato de podermos formar alunos que, além da formação técnica, possuem um conhecimento específico em bancos de dados da Oracle, nos dá a oportunidade de colocá-los à frente na disputa por essas vagas, ajudando o mercado no recrutamento de profissionais qualificados" completa José Andrade, professor do Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo (FIEB).
·         Com calendários cada vez mais ajustados dos cursos de graduação para atender às necessidades de cada curso impostas pelo MEC, as atividades extracurriculares são bem vistas pela faculdade e pelos coordenadores de cursos de graduação. Isto porque, desta forma, a faculdade valoriza muito as iniciativas ofertadas aos alunos por meio de programas como o Oracle Academy que consegue levar tecnologia de ponta e material didático de altíssimo nível aos alunos”, explica Lúcio Gomes Peixoto Júnior, professor da coordenadoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Barra Mansa.A grande procura dos estudantes pelos cursos de fim de semana e de férias oferecidos por meio do conteúdo do Oracle Academy pela Universidade de Barra Mansa e pelo curso de SQL Fundamentals do Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo mostrou que estamos no caminho certo ao investir nestas parcerias com as universidades e instituições de ensino técnico. Isto porque, além de disseminar nossas tecnologias, estamos contribuindo para a melhor preparação tecnológica dos profissionais que já estão chegando e que vão chegar nos próximos anos ao mercado de trabalho nacional,” destaca Cyro Diehl, presidente da Oracle do Brasil.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página