quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Paquetá implementa plano de crescimento com apoio da Oracle Retail

PRESS RELEASE
  
Com atuação na indústria e varejo de calçados, a Paquetá (Gaston, Paquetá Esportes, Esposende , Dumond, Capodarte, Lilly’s Closet, Atelier Mix e Ortopé compõem o mix de negócios) iniciou projeto de atualização de suas soluções tecnológicas como parte do investimento a fim de levar a empresa a uma grande ampliação de lojas no País. Em busca de incremento de vendas, melhoria das margens e redução de estoque, a empresa optou pelas soluções Oracle Retail

São Paulo – 21 de janeiro de 2015

Notícias
·         A Paquetá Calçados, produtora de 12 milhões de calçados ao ano, vem ampliando suas operações no varejo e busca expandir sua eficiência por meio de soluções tecnológicas. O objetivo é gerar incremento de vendas, melhoria das margens e redução de estoque. 
·         Como parte desta estratégia para aperfeiçoar a eficiência da operação varejista, que requer controles diferenciados em relação à operação de produção de calçados, a Paquetá decidiu investir em infraestrutura e modernização dos processos, com a liderança da área de Tecnologia da Informação. Recentemente, a empresa iniciou uma série de aquisições e aperfeiçoamentos em seu processo interno, resultando no faturamento de US$1 bilhão em 2014, sendo mais de 50% proveniente do varejo.
·         Com base em estudo do quadrante mágico do Gartner e após uma detalhada análise do portfólio da Oracle, a Paquetá optou pelos produtos Oracle Retail para apoiá-la em todo o processo de expansão.
·         O projeto de modernização da TI para a área de varejo está dividido em três etapas e deve ser concluído em junho de 2015. Quando todas as soluções estiverem em operação, a Paquetá espera crescer em vendas e reduzir em 9% o tempo de estoque.
·         A primeira fase do projeto terminou em setembro de 2014, com o início da operação do Oracle Retail Merchandise Financial Planning, que permite à Paquetá maior assertividade no planejamento, encurtando os ciclos e possibilitando planejamento detalhado e frequente, o que orienta a compra e a distribuição de mercadoria nas lojas. Com acompanhamento dos resultados, a solução também ajuda na decisão de possíveis ajustes para que se alcance as metas.
·         Um dos principais desafios para uma empresa, que vem crescendo nacionalmente, é a administração do mix de produtos. Estar no lugar certo, na hora certa, com o produto certo significa benefícios não apenas para os negócios, mas também para os consumidores, que cada vez mais poderão encontrar aquilo que procuram e mais novidades a preços competitivos.
·         Para superar esse desafio, é preciso um planejamento eficiente e de métricas do negócio bem definidas. Além de buscar uma solução de TI, a Paquetá também cuidou da reorganização interna com reestruturação e ampliação da equipe e com um novo calendário de planejamento, o que já refletiu em melhorias nos processos.
·         Um grande desafio do varejo é a necessidade de elevados estoques com intuito de não perder vendas. Com a solução Oracle Retail, a Paquetá acredita que se tornará mais assertiva na compra e abastecimento dos pontos de venda.
·         Com o uso do Oracle Retail Merchandise Financial Planning, a Paquetá conseguirá diminuir o investimento e ter maior controle do estoque, assegurando as margens previstas para o final da coleção. E todo o processo será muito mais ágil, simples e confiável, pois todas as informações que os compradores precisam estão disponíveis em uma única ferramenta. Isso significa também mais agilidade em termos de administração de preço.
·         Com os resultados já obtidos após a primeira fase do projeto, a Paquetá se prepara para as próximas etapas. Ainda em janeiro entra em operação o Oracle Retail Clearance Optimization Engine, que contribuiu para o ajuste de preços dos estoques. O projeto será concluído em junho, com a implementação do Oracle Retail Assortment Planning and Size Profile Optimization, que promove o alinhamento do mix de produtos, contribuindo ainda mais para a melhoria da margem e para a satisfação do consumidor.
·         Fundada em 1945, no Rio Grande do Sul, como fabricante de calçados, a Paquetá hoje é também um importante player no varejo, com mais de 350 lojas espalhadas por 60 cidades do Brasil com a marca Paquetá, Esposende, Gaston, ou Paquetá Esportes. O mix de produtos do grupo inclui ainda as marcas Lilly’s Closet, Atelier Mix, Ortopé e – no mercado luxo – Capodarte e Dumond.


Depoimento de apoio
·      Os sistemas legados não atendiam à demanda do crescimento dos negócios, especialmente no varejo, que vem crescendo significativamente. Nosso foco era o negócio, não apenas na TI. Buscamos, então, uma solução moderna e de classe mundial, para apoiar nosso plano de crescimento. Encontramos na Oracle Retail as soluções adequadas para o plano estratégico da empresa”. Jorge Nitschke - Gestor Tecnologia da Informação.
·      “Na fase inicial, já pudemos acessar informações mais confiáveis, que permitem que o planner e o comprador reúnam-se semanalmente para analisar o desempenho de cada categoria e classe de produto”, afirma Eduardo Rodrigues Pereira - Gerente de Planejamento e Custos.
·         “A Oracle Retail é especializada em soluções de negócios para o mercado varejista no Brasil e no mundo. Conquistar a confiança de uma empresa sólida e inovadora como a Paquetá nos orgulha e sempre contribui para continuarmos investindo para superar futuros desafios, oferecendo soluções adequadas às diferentes necessidades dos varejistas. Estamos comprometidos com o sucesso da Paquetá, traduzidos nesta fase e nas futuras etapas que estão sendo implementadas”, explica Rodrigo Braga, diretor da GBU de Retail da Oracle.
Postar um comentário