Pular para o conteúdo principal

Afinal... o que é MOAC /Multi-Org?

A arquitetura Multi-Org foi introduzida pela primeira vez em Aplicativos Oracle na Release 10.6. 


Seu objetivo principal é segregar os dados contra acesso não autorizado de acordo com as Unidades Operacionais criadas para cada empresa. Embora a segurança das Unidades Operacionais tem sido amplamente utilizada como um método confiável para proteger contra acesso não autorizado à informação, muitos clientes pediram para aumentar a flexibilidade para permitir o acesso a uma ou mais Unidades Operacionais por Responsabilidade do usuário. 

Desta forma, na versão 12 a Oracle disponibilizou a funcionalidade chamada MOAC – Multi-Org Access Control, a qual permite a redução dos custos operacionais, mas o mais importante, é que ela estabelece uma base mais flexível para permitir que os aplicativos Oracle possam suportar modelos de negócios complexos, como os Serviços Compartilhados, sem comprometer a segurança dos dados.



O modelo Multi-Org do EBS define as organizações e as relações entre elas. Este modelo de organização serve como base para a estrutura de módulos do EBS. Ela determina como as transações devem fluir através de diferentes organizações e como as organizações interagem umas com as outras.

Geralmente, um empreendimento complexo tem várias estruturas de organização, porém uma única Contabilidade e um único RH.

É possível definir estruturas diferentes para personalizar os aplicativos Oracle de acordo com suas necessidades de negócios.

Principais funcionalidades:
  • Apoio a modelos organizacionais flexíveis;
  • Acesso seguro a dados para que usuários possam acessar apenas as informações relevantes. 
  • Foco nas competências essenciais;
  •  Acesso a uma ou mais unidades operacionais que utilizam uma única Responsabilidade, através do MOAC;
  • Cadastro de Clientes e de Fornecedores é compartilhado;
  • Suporta múltiplas organizações da estrutura da empresa em um único banco de dados;
  • Estabelece processos globais e acessibilidade aos dados;
  • Estabelece o equilíbrio de funções centralizadas e descentralizadas
  • Resume e ganha visibilidade global como fonte única de verdade
Estrutura MOAC


Você pode executar várias tarefas em todas as unidades que operam sem alterar Responsabilidades

Controle de Acesso

Multi-Org Controle de Acesso (MOAC): Permite aos usuários o acesso às unidades operacionais a partir de uma única responsabilidade.

Multi-Org Preferências: Permite que os usuários limitem o número de unidades que operam com base em seu ambiente de trabalho

Relatórios Multi-Org: Os relatórios ganharam um novo parâmetro (Operating Unit) para ser executado em uma ou mais unidades Operacionais

Impacto nas Aplicações

AP – Contas a Pagar
  • Criar e Exibir Sites de Fornecedores para todas as unidades operacionais simultaneamente.
  • Entrar com faturas para as unidades operacionais diferentes na mesma responsabilidade;
  • Visualizar faturas em todas as unidades operacionais;
  • Selecione as faturas todas as unidades operacionais para pagamentos, dentro de um único prazo de pagamento;
  • Emitir relatórios para todas unidades operacionais, ou uma única.

CE – Cash Management
  • Cadastro de Bancos Compartilhados para Contas a Receber e Contas a Pagar, podendo ser utilizados ou não para mais de uma unidade operacional.
  • Reconciliação de Diversas Contas Bancárias em uma mesma responsabilidade.

AR – Contas a Receber
  • Configuração de clientes compartilhada;
  • Criar transações e recebimentos para as unidades operacionais diferentes na mesma responsabilidade;(Não é possível aplicar recebimentos entre organizações)
  • Visualizar operações de todas as unidades operacionais;
  • Emitir relatórios para todas unidades operacionais, ou uma única.
Até o próximo post!

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Siglas da Oracle

Olá pessoal!!! Resolvi publicar algumas siglas da Oracle, que aliás são muuuuuuitas e acabam nos deixando perdidos! Muito bom quando precisamos, rs* hoje estava quase louca procurando algo sobre Ativo Fixo, daí achei a sigla OFA -> Oracle Fixed Assets, ufa.... 9i 9iAS - Oracle9i Application Server 9iDB - Oracle9i Database 9iDS - Oracle9i Developer Suite A A&B - Architecture & Blueprint ABC - Activity Based Costing ABM - Activity Based Management ADI - Application Desktop Integrater ADS - Application Demonstration Services ADS - Application Data Store AIM - Application Implementation Method AIM FF - Application Implementation Method FastForward AOL - Applications Object Library AP - Accounts Payable APAC - Asia Pacific API - Applicatioin Program Interface Apps - Applications APS - Advanced Planning System AQ - Advanced Queuing AR - Accounts Receivables ARU - Automated Release Updates ASCP - Advanced Supply Chain Planning ASIAPA...