Pular para o conteúdo principal

Metodologia Unificada Oracle - Oracle Unified Method (OUM)

Desde a aposentadoria da metologia AIM da Oracle, houve muitas perguntas sobre OUM vs AIM, portanto, este post vai ajudar o leitor a saber mais sobre o novo método.

O OUM - Oracle Unified Method suporta todo o ciclo de vida de TI da empresa , incluindo suporte para o sucesso da implementação de cada produto Oracle.

·         É uma solução robusta, e tecnológica da Oracle.

·         Baseado em padrões da indústria e experiência de campo

·         Altamente escalável para suportar projeto ou programa com requisitos específicos.

·         Interativamente desenvolvido através de um processo contínuo e evolutivo.

Cinco princípios fundamentais

Negócio: Foco no negócio e garantir a participação de aceitação e entrega dos esforços do desenvolvimento.
Arquitetura: Definir a arquitetura antes que os recursos estarem empenhados para o desenvolvimento e implementação.
Adaptabilidade: Incentiva adaptabilidade para entrega escalável através de pequenos e grandes projetos ,que possuem recursos diferentes e níveis de habilidade.
Implementação: Oferece técnicas de implementação rápida para garantir soluções de negócios em curto espaço de tempo
Padrão: Aproveite o Unified Modeling Linguagem e o Processo de Desenvolvimento de Software Unificado.

Com OUM você pode...

·         Apoiar a gama completa de projetos de tecnologia Oracle, incluindo:

·         Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
·         Enterprise Integration
·         Software
·         Enterprise Performance Management ( EPM )
·         Business Intelligence (BI)
·         Enterprise 2.0
·         Implementação de Aplicações Corporativas
·         Atualização de Software

Resumindo - Estrutura OUM

É um conjunto abrangente de métodos que é aplicável a qualquer tipo de projeto de tecnologia da informação.

É um método baseado em plano - que inclui material de visão geral sobre várias abordagens e padrões.

Ele inclui diretrizes de base para as áreas de foco, pontos de vista, as fases, atividades, processos e tarefas, bem como as descrições do produto do trabalho.

Possui basicamente áreas de foco, sem sobrepor as fases e processos.

ÁREAS de  FOCO

Estas três áreas de foco fornecem enquadramento para o planejamento de nível empresarial, projeto e gerenciamento de programas e de execução.

Visão - lida com desenvolvimento e manutenção da estratégia de TI de nível empresarial , arquitetura e governança. Isso também ajuda na transição do planejamento em nível empresarial e atividades de estratégia para a identificação e iniciação de projetos específicos.
Com essa visão temos um quadro em que todos os tipos de projetos podem ser planejados, estimados, controlados e concluídos de uma forma consistente .

Implementação -  Esta área de foco fornece uma estrutura para desenvolver e implementar soluções de negócios baseadas em Oracle.
Em seguida, vamos dar uma rápida visão geral para implementar a área de foco que tem substituição de métodos antigos, como AIM Foundation, AIM for Business Flows, Compass, Results Roadmap, etc.

Compreendendo e Implementando

Área foco tipicamente baseada em marcos:

·         Ciclo de vida  - Marco objetivo
·         Ciclo de vida -  Arquitetura marco
·         Marco inicial da capacidade de operação
·         Sistema no marco de produção

Como mencionado, essa metodologia é composta por 5 fases e 14 processos, sendo os detalhes da seguinte forma:

Fases do Projeto OUM

Os fluxos de trabalho dentro de um projeto OUM são classificados em cinco fases: Iniciação, Elaboração , Construção , Transição e de Produção . Estas fases são descritas a seguir :

(A) Fase I: A Iniciação: Como as primeiras fases do ciclo de vida do projeto, o objetivo principal desta fase é atingir o consenso entre todas as partes interessadas. Kick off da, revisão, Alto nível em requisitos de negócios, juntamente com o plano de projeto inicial estarão nesta fase.

(B) Fase II: Elaboração: Esta é a segunda fase do ciclo de projeto de vida , onde o  principal foco seria desenvolver os modelos de requisitos detalhados , particionar a solução, desenvolver protótipos funcionais, e a linha de base da arquitetura do sistema.

(C) Fase III : Construção: Como a terceira fases do ciclo de vida do projeto, construção se concentra no design, implementação e testes de funções para desenvolver um sistema completo.

(D) Fase IV: Transição: Isso normalmente consiste de instalação para o sistema de produção através da UAT e lançamento da aplicação ao vivo, aberto e pronto para o negócio.

(E) Fase V : Produção: O objetivo da fase de produção é para operar o sistema recém-desenvolvido , avaliar o sucesso do sistema, e apoiar os utilizadores. Isto inclui: o monitoramento do sistema, agindo de forma adequada para garantir a operação continuada; medir o desempenho do sistema; operação e manutenção de sistemas de apoio; responder a pedidos de ajuda, relatórios de erros e pedidos de funcionalidades por usuários e gerenciar o processo de controle de mudança aplicável de modo que os defeitos e novos recursos são priorizados e atribuídos a futuros lançamentos.

Processo OUM - Normalmente definido como "uma disciplina ou sub- projeto que define um conjunto de tarefas relacionadas por assunto, habilidades necessárias, e as dependências comuns." Um processo geralmente se estende por várias fases em uma abordagem .

Todas as tarefas OUM também são organizadas em processos por grupos de relacionamento.

Membros da equipe do projeto são atribuídos a esses grupos de acordo com sua especialização. 

Oracle Unified Method ( OUM )



REQUISITOS DE NEGÓCIO [ RD ] - Identificar, refinar e priorizar os requisitos para o sistema proposto.
ANÁLISES DE REQUISITOS [ RA] - Aprofundar a análise dos requisitos identificados durante o processo, como base para a análise e design.
ANÁLISE [AN] - Analisar, refinar e estruturar os requisitos do sistema, através do Modelo de Análise .
PROJETO [DS] - Traduzir requisitos em um projeto de sistema que atenda a todos os requisitos funcionais e suplementares.
IMPLEMENTAÇÃO [IM] - Desenvolver o sistema final, através de uma série de passos interativos.
TESTE [TE] - O processo de teste é uma abordagem integrada para testar a qualidade e conformidade de todos os elementos do novo sistema.
GESTÃO DE DESEMPENHO [ PT] - Definir, construir e executar uma abordagem eficaz para gerenciar o desempenho ao longo do ciclo de vida do projeto .
ARQUITETURA TÉCNICA [TA] - Projetar uma arquitetura de sistema de informação que percebe a visão de negócio.
AQUISIÇÃO DE DADOS E CONVERSÃO [CV] - Objetivo da aquisição de dados e processo de conversão é converter todos os dados do sistema legado, necessários para o funcionamento do novo sistema.
DOCUMENTAÇÃO [DO] Desenvolver uma documentação que amplia os manuais dos produtos, com informações sobre o software personalizado e processos de negócio .
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS [OCM] - identificar os desafios humanos e organizacionais do projeto , a fim de mitigar o risco .
TREINAMENTO [TR] - Capacitar adequadamente a equipe do projeto, para iniciar o projeto e treinar os usuários para executar o novo sistema.
TRANSIÇÃO [TS] - Objetivo do processo de transição é instalar o sistema e dar go live (ir produção).
OPERAÇÕES E SUPORTE [PS] - Objetivo das Operações e Processo de suporte é monitorar e responder a problemas no sistema para corrigir erros e problemas de desempenho e melhorias do plano.

Acreditem com essa nova metodologia as empresas obtém uma gestão simplificada do projeto, um melhor planejamento, com redução do risco, gerenciando o projeto dentro do tempo e do valor estimado.

Para quem precisar do executável, me envie um email.

Até mais...

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Siglas da Oracle

Olá pessoal!!! Resolvi publicar algumas siglas da Oracle, que aliás são muuuuuuitas e acabam nos deixando perdidos! Muito bom quando precisamos, rs* hoje estava quase louca procurando algo sobre Ativo Fixo, daí achei a sigla OFA -> Oracle Fixed Assets, ufa.... 9i 9iAS - Oracle9i Application Server 9iDB - Oracle9i Database 9iDS - Oracle9i Developer Suite A A&B - Architecture & Blueprint ABC - Activity Based Costing ABM - Activity Based Management ADI - Application Desktop Integrater ADS - Application Demonstration Services ADS - Application Data Store AIM - Application Implementation Method AIM FF - Application Implementation Method FastForward AOL - Applications Object Library AP - Accounts Payable APAC - Asia Pacific API - Applicatioin Program Interface Apps - Applications APS - Advanced Planning System AQ - Advanced Queuing AR - Accounts Receivables ARU - Automated Release Updates ASCP - Advanced Supply Chain Planning ASIAPA...