Pular para o conteúdo principal

Processo de Devolução ao Fornecedor

Olá pessoal,

Nos projetos que passei e na fase de sustentação, percebi uma grande lacuna relacionada ao processo completo de devolução ao fornecedor.

Ora quando a devolução só é realizada no RI, sem envolver AP, ora sem envolver INV, ou até mesmo sem emissão da Nota Fiscal pelo AR, ou validação do DANFE na SEFAZ.

O processo realizado de forma correta, garante:


  • Controle na baixa contábil de estoque 
  • Garantia de acuracidade de estoque
  • Envio de aviso de crédito ao AP
  • Emissão e validação do documento fiscal perante a SEFAZ

 Introdução 

O processo de Devolução de Materiais aos fornecedores envolve atividades atendidas por vários aplicativos, com grande volume de trabalho.

O RI possui essa funcionalidade em um processo unificado, através da integração com os aplicativos de controle de estoques, compras, custos e emissão de Documentos Fiscais.

A Devolução  possibilita a execução dos procedimentos de devolução de forma racional e integrada.

As seguintes necessidades de negócio são atendidas:

Unificação dos procedimentos de devolução de materiais.
Atendimento das necessidades fiscais do processo de devolução de
Materiais a fornecedores no Brasil.


Pré-Requisitos, para iniciarmos a Devolução:

Certificar-se de que existe um RI de entrada, e que seu status é "Concluído".
Certificar-se que o fornecedor ao qual se quer devolver a mercadoria, já esteja cadastrado como cliente.
Tenha em mãos informações sobre a nota fiscal de entrada. Essas informações podem ser adquiridas concultando o RI de entrada.
Só é possivel realizar devolução de mercadorias que foram devidamente recebidas e que tenham saldo no estoque maior ou igual a quantidade que se está devolvendo.

Abaixo o ciclo completo, utilizando como serviço de mensageria entre o Oracle e a SEFAZ, o parceiro Compliance:





















Por procedimento, o Financeiro deverá receber a Nota Fiscal de Devolução (físico) para executar a baixa dentro do Contas a Pagar.

Suprimentos
Será o responsável por criar a Ordem de Compra e posteriormente realizar a entrada do Documento
Fiscal.
Será o responsável também por iniciar o processo de Devolução.

Faturamento 
Responsável pela a emissão do documento Fiscal, recebido pela interface do AR, e disponibilizar para o serviço de mensageria enviar o documento à SEFAZ.

Fiscal
Será o responsável pela validação do processo como todo dentro dos livros fiscais.

Contas a Pagar
Responsável pela vinculação do crédito gerado pela Devolução ao documento Fiscal emitido pelo Fornecedor.

Tesouraria
Será responsável pelo acompanhamento da programação financeira e conciliação bancária.

Descrevi de forma sucinta os passos a serem executados, se precisarem de detalhes de cada processo, é só enviar um e-mail.

Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Siglas da Oracle

Olá pessoal!!! Resolvi publicar algumas siglas da Oracle, que aliás são muuuuuuitas e acabam nos deixando perdidos! Muito bom quando precisamos, rs* hoje estava quase louca procurando algo sobre Ativo Fixo, daí achei a sigla OFA -> Oracle Fixed Assets, ufa.... 9i 9iAS - Oracle9i Application Server 9iDB - Oracle9i Database 9iDS - Oracle9i Developer Suite A A&B - Architecture & Blueprint ABC - Activity Based Costing ABM - Activity Based Management ADI - Application Desktop Integrater ADS - Application Demonstration Services ADS - Application Data Store AIM - Application Implementation Method AIM FF - Application Implementation Method FastForward AOL - Applications Object Library AP - Accounts Payable APAC - Asia Pacific API - Applicatioin Program Interface Apps - Applications APS - Advanced Planning System AQ - Advanced Queuing AR - Accounts Receivables ARU - Automated Release Updates ASCP - Advanced Supply Chain Planning ASIAPA...