terça-feira, 5 de novembro de 2013

Novo estudo da Oracle revela que mais de 2/3 dos líderes de Marketing e TI afirmam ser “mais eficazes” devido à colaboração

Oracle, The World's Largest Enterprise Software CompanyPress Release

Novo estudo da Oracle revela que mais de 2/3 dos líderes de Marketing e TI afirmam ser “mais eficazes” devido à colaboração

Benefícios mencionados na pesquisa incluem aceleração no lançamento de produtos e redução dos custos dos projetos

Redwood Shores, CA – 5 de novembro de 2013

Resumo

Para atender às crescentes necessidades em termos de tecnologias digitais, móveis e sociais em todo o mundo, os executivos de marketing e tecnologia da informação estão descobrindo que a colaboração entre pessoas, processos e tecnologias está levando a resultados mais eficazes. Para demonstrar como as empresas estão adotando a colaboração, a Oracle, em parceria com a Leader Networks e a Social Media Today, realizou um estudo executivo revelando oportunidades e obstáculos para os altos executivos de marketing e tecnologia trabalharem em colaboração a fim de agregar valor aos negócios. Os resultados da pesquisa destacam como as equipes de marketing e tecnologia estão cada vez mais trabalhando em conjunto.

Notícias

  • A Oracle anunciou os resultados de um estudo executivo realizado com a Leader Networks e a Social Media Todayintitulado “Socially Driven Collaboration”. A pesquisa explorou os efeitos das constantes mudanças no cenário digital, social e móvel, além de avaliar como essa realidade obriga os líderes a realizarem transformações em toda a empresa, particularmente nas áreas de marketing e tecnologia.
  • O estudo global com mais de 900 executivos de marketing e tecnologia analisou o atual nível de colaboração nas organizações e as barreiras para trabalhar rumo ao sucesso nas mídias sociais.
  • A pesquisa constatou que, apesar de tanto as organizações de marketing quanto as de TI citarem intensos benefícios comerciais da colaboração entre departamentos ainda há espaço para melhorias.
  • Os resultados da pesquisa indicam que as empresas de marketing assumem a dianteira dos esforços de colaboração e a maioria dos entrevistados destaca que a cultura corporativa como a principal barreira.
  • A Oracle define uma empresa pronta para as tecnologias sociais ou efetivamente social como uma organização com capacidades sociais integradas com a estrutura de suas operações diárias – das atividades de negócios, marketing, vendas, atendimento ao cliente e pesquisa, até a colaboração e a comunicação com os funcionários.

Principais descobertas

  • As funções de marketing e tecnologia estão mudando. Os profissionais de marketing e os líderes de TI afirmam que suas funções estão evoluindo com maior ênfase em suas atividades empresariais por meio dos canais sociais. Ambos os grupos indicam que hoje já contam com a capacidade de colaborar de forma mais eficaz, reconhecendo a necessidade de desenvolver novas habilidades e contratar novos talentos para atender às crescentes demandas no atual cenário digital, móvel e social.
  • Os profissionais de marketing lideram a colaboração. Os entrevistados dessa área mostraram-se mais propensos a relatar um maior nível de colaboração do que seus pares de TI.
  • A colaboração atual deixa espaço para o crescimento. Apesar do crescimento da colaboração, apenas 36% dos entrevistados da área de marketing e 26% dos entrevistados de TI revelam que “frequentemente” colaboram uns com os outros nos projetos. Pouco mais da metade dos entrevistados de marketing e TI classificam seu nível de colaboração como “adequado”. Além disso, 16% dos entrevistados de TI afirmam que a colaboração com a área de marketing é “inexistente”.
  • Apesar dos desafios, a colaboração melhorou. Poucos entrevistados afirmaram colaborar menos hoje em relação ao ano passado, sendo que 41% dos líderes de marketing e 38% dos de TI indicam um nível mais alto de colaboração.
  • A colaboração agrega valor aos negócios. Mais de dois terços dos líderes de marketing e de tecnologia disseram que estão trabalhando de modo “mais eficaz” devido ao aumento da colaboração. Os benefícios relatados incluíram mensagens mais fortes e mais convincentes de marketing, aceleração do lançamento e da adoção dos produtos, redução dos custos dos projetos e melhor qualidade nos produtos e serviços.

Depoimento de apoio

·         “A colaboração em toda a empresa é um passo fundamental no caminho para torná-la pronta para as tecnologias sociais, alcançando resultados excelentes e demonstrando o valor aos profissionais de marketing e de TI”, disse Meg Bear, vice-presidente de grupo do Oracle Social Cloud. “Os resultados da pesquisa sugerem que ainda há espaço para melhorias e que as companhias estão conscientes da necessidade preemente de colaboração. Na Oracle, temos o compromisso de ajudar nossos clientes a entrelaçar as capacidades sociais na estrutura de suas operações de negócios para que possam melhorar a colaboração, aumentar a eficiência e entregar valor real aos negócios.”
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