sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Bem vindo ao meu mundo... Sistemas Integrados!!!


Montei esse espaço para falar sobre sistemas integrados, mais específicamente da ferramenta que eu trabalho e adoro:
Oracle Applications!

O que é isso???

Oracle Application ou E-Business Suite, é uma solução completa para o desenvolvimento, integração e implantação de aplicações para a empresa, portais, e serviços da Web.

Baseado num servidor J2EE, oferece funcionalidades de business integration, business intelligence e portais de softwares corporativos.

Fundamental no mundo SOA, oferecendo funcionalidades e ferramentas de desenvolvimento para todo o ciclo de implementação. A solução envolve ESB, BPEL PM, Workflow, BAM, Rules, B2B, MDM, Registry e SOA Governance.

Os Aplicativos constituem uma família totalmente integrada de produtos de aplicação que compartilham apresentações e comandos comuns.

Que siglas são essas???

B2B - (Business to Business) - Forma de e-business onde empresas estabelecem relacionamento de negócios, com certo nível de acoplamento eletrônico.
BAM (Business Activity Monitoring) - Ferramenta de monitoramento que permite a análise, através de gráficos e dispositivos visuais, do andamento dos processos de negócios.
BPEL PM (Business Process Manager) - Processo de negócios que interage com webservice.
ESB (Enterprise Service Bus) - Mediador de customizações em serviços de mensagens.
J2EE (Java2 Platform Enterprise Edition) - Tecnologia que torna possível projetar, desenvolver, empacotar e implantar aplicações empresariais baseadas em componentes.
MDM (Master Data Management) - Aplicação de software com modelos de dados pré-definidos, fluxos de trabalho e processos empresariais pré-carregados.
REGISTRY - Design pattern (padrão de projeto) que possibilita o acesso a informações globais e / ou que não dizem respeito ao estado de um objeto em particular.
RULES (Business Rules Engine) - Permite avaliar e desenhar as mais complexas regras de negócio.
SOA (Service Oriented Architecture) - Estratégia que proclama a criação de todos os ativos de software de uma empresa via metodologia de programação orientada a serviços.
SOA Governance - Um framework que combina a flexibilidade de SOA com o controle e previsibilidade da arquitetura tradicional de TI.
WORKFLOW - Seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de um negócio.

Nos próximos post falo mais desse mundo....
Postar um comentário