sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Bem vindo ao meu mundo... Sistemas Integrados!!!


Montei esse espaço para falar sobre sistemas integrados, mais específicamente da ferramenta que eu trabalho e adoro:
Oracle Applications!

O que é isso???

Oracle Application ou E-Business Suite, é uma solução completa para o desenvolvimento, integração e implantação de aplicações para a empresa, portais, e serviços da Web.

Baseado num servidor J2EE, oferece funcionalidades de business integration, business intelligence e portais de softwares corporativos.

Fundamental no mundo SOA, oferecendo funcionalidades e ferramentas de desenvolvimento para todo o ciclo de implementação. A solução envolve ESB, BPEL PM, Workflow, BAM, Rules, B2B, MDM, Registry e SOA Governance.

Os Aplicativos constituem uma família totalmente integrada de produtos de aplicação que compartilham apresentações e comandos comuns.

Que siglas são essas???

B2B - (Business to Business) - Forma de e-business onde empresas estabelecem relacionamento de negócios, com certo nível de acoplamento eletrônico.
BAM (Business Activity Monitoring) - Ferramenta de monitoramento que permite a análise, através de gráficos e dispositivos visuais, do andamento dos processos de negócios.
BPEL PM (Business Process Manager) - Processo de negócios que interage com webservice.
ESB (Enterprise Service Bus) - Mediador de customizações em serviços de mensagens.
J2EE (Java2 Platform Enterprise Edition) - Tecnologia que torna possível projetar, desenvolver, empacotar e implantar aplicações empresariais baseadas em componentes.
MDM (Master Data Management) - Aplicação de software com modelos de dados pré-definidos, fluxos de trabalho e processos empresariais pré-carregados.
REGISTRY - Design pattern (padrão de projeto) que possibilita o acesso a informações globais e / ou que não dizem respeito ao estado de um objeto em particular.
RULES (Business Rules Engine) - Permite avaliar e desenhar as mais complexas regras de negócio.
SOA (Service Oriented Architecture) - Estratégia que proclama a criação de todos os ativos de software de uma empresa via metodologia de programação orientada a serviços.
SOA Governance - Um framework que combina a flexibilidade de SOA com o controle e previsibilidade da arquitetura tradicional de TI.
WORKFLOW - Seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de um negócio.

Nos próximos post falo mais desse mundo....

4 comentários:

Fernando Roberto da Silva disse...

Oloco!!!

Né brinquedo não.

Agora essa muié desembestou a escrever blog e não para mais. Seu primeiro blog não foi suficiente para conter tantas palavras. Coitado do meu irmão que namora com ela.

Nós, meros leitores do seu blog, ainda podemos escolher quando ler, mas ele, tadinho, tem sempre que ouvir tudo o que você tem a dizer. Faz parte, está no contrato de namoro. (rsrs... brincadeirinha...)

Parabéns pela iniciativa e espero poder ler mais dos seus posts sobre esse mundo tão distante da baixaria que estou a costumado a ver.

Um forte abraço pra minha cunhadinha,
Fernando.

Kabloc Vacavoa disse...

Nossa que legal agora sim hein !!!
Não conheço outros blog voltado a este assunto tenho certeza que tem muito o que falar sobre isso !!!

Poisé Fernando realmente esta mulher tem muito oque falar, conforme os assuntos ela vai escrevendo num blog !!!

Continue assim amor !!!

Te amo !!!

Unknown disse...

Dani,
Parabens pelo blog! Achei muitíssimo legal!!!
Na verdade, é o primeiro blog que vejo deste gênero. Para leigos em Oracle como eu, permite aprender muita coisa e ter assunto para conversar com a galera que domina!!!
Divulgue bastante ele! É algo que vale a pena a galera ler!!

Muito sucesso!!!

Beijo

Elcio

Unknown disse...

Dani,
estava procurando algo sobre frete no OM , procurando conhecer mais como é feita a cobrança do frete e acabei no seu blog, eu adorei , também trabalho com ERP. Parabéns e continue atualizando ,pois irei ler todos os dias.
Beijos
Simone

Total de visualizações de página