CONCURRENTS PROGRAMADOS
É tão simples programar um concurrent, que muitos usuários programam mas nem sequer
sabem como consultá-los. Não sabem inclusive que a responsabilidade de acompanhar e
verificar a saída do processo, é deles.
Alguns processos são
executados sem a real necessidade, ocasionando aumento na fila de concurrents ou inclusive geração de dados indevidos.
O ideal é salientarmos aos
usuários a importância,
consequência e
necessidade de concurrents
programados em nosso
login.
AGING
No dia-a-dia o relatório de AGING, tanto do AP quanto do AR, são muito utilizados pelas
empresas.
relatórios de acordo com suas
necessidades, mas é imprescindível
explicarmos a existência dele e sua funcionalidade.
É interessante mostrar aos usuários os dados apresentados no relatório, nas telas do aplicativo.
CADASTROS
As cargas foram feitas, assim como as configurações
necessárias. Definimos os fornecedores, os gabaritos
de despesas, os métodos de pagamento, os
impostos... E no dia-a-dia, os usuários sabem fazer
isto? Normalmente não.
Quando uma implantação é feita, normalmente os usuários sabem que determinado setup
precisa ser feito, mas não entendem o motivo que estão fazendo. Na primeira necessidade
de adicionar ou alterar um setup, não sabem onde e como deverá ser feito. Isto ocorre muito
para dados inseridos por carga. O interessante é explicarmos, desde o início, onde e como
determinada configuração implicará no processo. E cabe ao usuário o registro destas
informações; nosso papel estará feito!
Cadastro do funcionário no HR, atualizar ou corrigir? Fornecedores de
Serviço”, onde há necessidade de configurar retenção de imposto?
Para os demais não precisa;
Personalização de tela, onde muitas vezes os usuários configuram de
maneira que não conseguem visualizar os dados;
Preciso de uma nova condição de Pagamento;
O que é o código 5 do banco?
Ocorrências Bancárias;
Ocorrências Bancárias;
E muitos outros cadastros.
EXPERIÊNCIAS
A conclusão de muitos gestores depois de um
tempo de operação é que:
Os usuários tem uma ótima
ferramenta mas não sabem utilizar!
• Treinamento dos usuários finais foi voltado basicamente para funções
que ele deveria exercer, sem que fosse transmitida a visão geral dos
processos em que aquela função estava inserida.
• Encontramos usuários acostumados a operar sistemas isolados onde
erros e atrasos não impediam o prosseguimento das tarefas de outros departamentos, normalmente estes têm dificuldades de
compreender a importância da digitação no momento correto e com valores corretos.
• É grande a ansiedade dos usuários que tentam localizar e recuperar as
informações que necessitam na forma como existiam no sistema anterior. Como a implantação normalmente é feita como um big-bang, é necessário um grande esforço por parte da equipe de ongoing para atender todas as solicitações de auxilio dos usuários.
• Observamos também a carência que ficam quanto a relatórios principalmente os relatórios gerenciais.
UM ANO DEPOIS…
como SOLUÇÃO !
comum notarmos a imagem positiva
que o sistema gera sobre os usuários.
Concordam que o sistema ordena os processos;
Passam a entender a origem dos dados, o impacto e finalidade deles;
Que para cada processo existe uma lógica;
Com dificuldades se adaptam e aprendem a utilizar o sistema;
A evolução dos funcionários envolvidos no projeto se torna um benefício normalmente não esperado do projeto.
Efetivamente quando as pessoas passam a ser responsáveis pelas informações geradas, têm sua visão e conhecimento sobre os processos das empresas ampliados.
Até o próximo post!
Até o próximo post!
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