Nos projetos que passei e na fase de sustentação, percebi uma grande lacuna relacionada ao processo completo de devolução ao fornecedor.
Ora quando a devolução só é realizada no RI, sem envolver AP, ora sem envolver INV, ou até mesmo sem emissão da Nota Fiscal pelo AR, ou validação do DANFE na SEFAZ.
O processo realizado de forma correta, garante:
- Controle na baixa contábil de estoque
- Garantia de acuracidade de estoque
- Envio de aviso de crédito ao AP
- Emissão e validação do documento fiscal perante a SEFAZ
Introdução
O processo de Devolução de Materiais aos fornecedores envolve atividades atendidas por vários aplicativos, com grande volume de trabalho.
O RI possui essa funcionalidade em um processo unificado, através da integração com os aplicativos de controle de estoques, compras, custos e emissão de Documentos Fiscais.
A Devolução possibilita a execução dos procedimentos de devolução de forma racional e integrada.
As seguintes necessidades de negócio são atendidas:
Unificação dos procedimentos de devolução de materiais.
Atendimento das necessidades fiscais do processo de devolução de
Materiais a fornecedores no Brasil.
Pré-Requisitos, para iniciarmos a Devolução:
Certificar-se de que existe um RI de entrada, e que seu status é "Concluído".
Certificar-se que o fornecedor ao qual se quer devolver a mercadoria, já esteja cadastrado como cliente.
Tenha em mãos informações sobre a nota fiscal de entrada. Essas informações podem ser adquiridas concultando o RI de entrada.
Só é possivel realizar devolução de mercadorias que foram devidamente recebidas e que tenham saldo no estoque maior ou igual a quantidade que se está devolvendo.
Abaixo o ciclo completo, utilizando como serviço de mensageria entre o Oracle e a SEFAZ, o parceiro Compliance:
Por procedimento, o Financeiro deverá receber a Nota Fiscal de Devolução (físico) para executar a baixa dentro do Contas a Pagar.
Suprimentos
Será o responsável por criar a Ordem de Compra e posteriormente realizar a entrada do Documento
Fiscal.
Será o responsável também por iniciar o processo de Devolução.
Faturamento
Responsável pela a emissão do documento Fiscal, recebido pela interface do AR, e disponibilizar para o serviço de mensageria enviar o documento à SEFAZ.
Fiscal
Será o responsável pela validação do processo como todo dentro dos livros fiscais.
Contas a Pagar
Responsável pela vinculação do crédito gerado pela Devolução ao documento Fiscal emitido pelo Fornecedor.
Tesouraria
Será responsável pelo acompanhamento da programação financeira e conciliação bancária.
Descrevi de forma sucinta os passos a serem executados, se precisarem de detalhes de cada processo, é só enviar um e-mail.
Abraços.
Um comentário:
Boa tarde.
Obrigado pelo post, eu conheço o processo mas nunca precisei fazer o setup e desta vez estou precisando.
Por favor, teria como me enviar um documento dos setups necessários?
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