NÓS, CONSULTORES, VAMOS EMBORA
… e nossos clientes ficam com
um
sistema configurado, pronto para utilizar; mas por melhor que seja nosso trabalho, ficam também com uma infinidade de:
sistema configurado, pronto para utilizar; mas por melhor que seja nosso trabalho, ficam também com uma infinidade de:
Dúvidas
Desafios
Inseguranças
Falta de conhecimento
Normalmente as principais dúvidas surgem no dia-a-dia, quando os usuários precisam tomar decisões e aplicar seus processos em um sistema integrado. E nós não estamos mais lá.
EBS - VILÃO OU SOLUÇÃO
Implantação
Imagine trocar um sistema ‘caseiro’, feito exatamente para atender as necessidades do
negócio, onde existe conhecimento e experiência nas operações.
Surge o vilão. Um sistema integrado e complexo, onde processos terão de ser revistos, criados e muitas vezes adaptados.
O usuário
passa
a rejeitar
o sistema
a partir
do momento
em
que
não
sabe
mais
como
fazer
o dia-a-dia
que
ele
vem
fazendo
há
anos.
Migração
Apesar da adaptação dos usuários
normalmente ser mais
fácil em uma migração do que em um nova implantação,
ainda assim é comum encontrarmos resistência à algumas
mudanças, customizações que
deixam de existir e mudar
aqueles hábitos incorretos de utilizar o sistema.
CUSTOMIZAÇÃO OU CORE
A documentação das customizações é
fundamental para o projeto durante e após
a implantação.
É comum os usuários se esquecerem ou de
fato não saberem se determinado processo é core ou customizado; neste momento
também é importante a DOCUMENTAÇÃO.
Exemplos
comuns
da importância
das documentações:
•Pode surgir uma nova necessidade em que a customização deverá ser alterada, até mesmo pela própria
Oracle. A documentação facilita o
novo consultor a entender o que foi definido;
•Um outro consultor pode assumir o projeto enquanto ainda está em andamento. Existindo a documentação se torna mais efetiva a continuidade ao que estava sendo feito;
•O usuário conhece o processo e nós, o sistema. A documentação une estes dois conhecimentos, onde um acaba dependendo do
outro;
•Maior controle no caso de patch aplicado, em que corre riscos de perder customizações;
•Documenta a necessidade do negócio, o desenho do processo e solução adotada.
INTERFACES
A implantação foi um sucesso, os usuários
entendem a integração entre os módulos e tudo funciona como previsto.
E aquela fatura que veio do OM? Não
encontro no AR.
No RI o lançamento foi completo
com sucesso.
Onde está a fatura no AP?
Eu tenho que verificar a Interface? Como faço
isto?
O que para nós é algo comum, para os
usuários é ponto
de dificuldade. E é importante instruí-los sobre as
necessidades para funcionamento
das interfaces.
•Um concurrent de importação da
Interface pode estar programado, mas
deverá ter um
responsável para
verificar quando ocorre erros. E muitas vezes este papel não existe.
•A responsabilidade é de
TI ou do
Key-User? Uma ‘briga’ comum;
•Terá um usuário ou responsabilidade única para
concurrents programados?
•Qual o critério de execução? 5,
10, 30 minutos? Quem será responsável por verificar?
Continua no próxima post... até lá!
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