segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ricardo Eletro aposta em Oracle eBS

Ricardo Eletro aposta em soluções Oracle para unificação de mais de 900 lojas

São Paulo, 19 de dezembro de 2016 – A Ricardo Eletro, terceira maior varejista de eletroeletrônicos no Brasil, aumentou a eficiência de sua operação por meio da transformação de sua plataforma de tecnologia, permitindo oferecer uma ampla variedade de serviços omnichannel para melhor atender seus consumidores.
Em meio a um processo de transformação da empresa, a Ricardo Eletro escolheu as soluções da Oracle para integrar mais de 900 lojas e 12 centros de distribuição em apenas seis meses, buscando obter maior sinergia em suas operações on-line e off-line e satisfazer as expectativas dos consumidores em pontos distintos de contato.

A parceria da Ricardo Eletro com a Oracle Retail começou há oito anos, com a modernização das operações da companhia. Logo após a implementação da solução, a Ricardo Eletro se fundiu com a Insinuante, City Lar, Salfer and Eletroshopping, criando-se o grupo Máquina de Vendas, cada uma possuindo níveis distintos de maturidade de infraestrutura de TI.
Em janeiro de 2016, veio a decisão de unificar a marca Ricardo Eletro em toda a rede, com isso a empresa passou pela revisão e reestruturação de todo o grupo, sendo necessária a integração de toda infraestrutura e sistemas de tecnologia.
"Precisávamos colocar a casa em ordem para ganhar eficiência e estabelecer uma base para a unificação. Avaliamos os sistemas de todas as empresas do grupo e soluções de mercado que ainda não utilizávamos. Após esta análise, elaboramos um framework de sistemas alinhados à nova realidade. Dentre as soluções avaliadas a Oracle se destacou em vários módulos que já utilizávamos na Ricardo Eletro e se sobressaíram em novos módulos que optamos", explica Edson Tavares, CIO da Ricardo Eletro. "Por isso, implementamos as soluções Oracle em toda a nova organização.", complementa Tavares.
A transformação possibilitou a Ricardo Eletro otimizar sua estrutura mercadológica, OTB, pricing, e tributária, com isso, centralizar o gerenciamento, e potencializar o seu departamento comercial. "Fortalecemos a holding e as equipes de operações com uma cultura de transparência e eficiência”, diz Vinícius Hamzi, vice-presidente de Planejamento e Gestão da Ricardo Eletro.
A Ricardo Eletro adotou a comunicação e a transparência para conduzir a adoção e execução na implementação.  A equipe executiva estabeleceu metas claras, prazos e expectativas, o que ajudou a unir os funcionários em torno de um objetivo comum. Os resultados começaram a surgir rapidamente.
"Junto a unificação da marca da Ricardo Eletro (em todo Brasil) e a unificação dos sistemas, fizemos também um Orçamento Base Zero (OBZ) e adotamos as melhores práticas e as amplas funcionalidades para o varejo da Oracle Retail e Oracle E-Business Suite. Toda reestruturação foi realizada em apenas seis meses, teve como resultado uma redução de despesas na ordem de 40 milhões de reais por mês", comenta Vinícius.
A Implementação do Oracle Retail Merchandising System e Oracle Retail Fiscal Management foi realizada em duas etapas, permitindo a unificação das operações de varejo, visão única do estoque em todas as empresas e lojas, e melhoria na integridade dos dados.  Adicionalmente, a implementação permitiu atender requisitos específicos das unidades federativas onde a Ricardo Eletro atua, tais como, regime especial para os centros de distribuição, emissão automática da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), regime tributário de carga líquida, regime especial e tributário de carga média, regime tributário do SUFRAMA, ressarcimento diferenciado de ICMS ST, conversão e migração de dados, entre outros aspectos específicos da legislação brasileira.
A Ricardo Eletro selecionou a BRX Retail, parceira Oracle Retail, que aportou recursos locais com experiência nas soluções, conhecimento da regulamentação fiscal Brasileira, e conhecimento de implementação para entregar e responder rapidamente.  "Começamos com um projeto pontual, onde pudemos demonstrar nossa experiência no sistema tributário brasileiro, que nos permitiu desenvolver a concepção global da integração da empresa. É gratificante para a nossa equipe participar desta transformação, entregar o projeto no escopo e no tempo desejados pela Ricardo Eletro em parceria com a Oracle Retail", comenta  Marcio Picossi Schneider, co-fundador da BRX Retail.
Como próximo passo, a empresa pretende alavancar a tecnologia e escala da Oracle com a implementação do Oracle Hyperion Planning Resources, que já está em fase de homologação e será utilizado como plataforma para o orçamento para 2017.
Os resultados
A Ricardo Eletro continua empenhada na busca pela excelência, utilizando a tecnologia para obter vantagem competitiva. Com a redução de custos, otimização de processos, instalação de controles, associados empoderados e o estabelecimento de regras e políticas uniformes para toda a empresa, a Ricardo Eletro ganhou competitividade com um modelo de negócio simplificado, e pode agora antecipar as necessidades das lojas e dos canais on-line para melhor servir consumidores com uma experiência inspiradora.
Como resultado, os consumidores já têm à sua disposição a opção de comprar na loja produtos que só estão disponíveis on-line. Quase 15% das vendas da Ricardo Eletro proporcionam esta experiência do “corredor infinito”, na qual os consumidores podem retirar seus produtos na loja física após a compra on-line e devolve-los ou trocá-los em qualquer loja da rede.
"Antes, havia cinco empresas do mesmo grupo. Hoje, temos uma operação integrada, sem distinção entre on-line e off-line. O consumidor não nos vê como uma loja ou um site, mas como uma marca que inspira lealdade e antecipa as suas necessidades. Nossas operações internas espelham a expectativa do consumidor omnichannel com uma infraestrutura simplificada, uma força de trabalho unificada e uma melhor apreciação do cliente", explica Tavares.
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