Pular para o conteúdo principal

Ricardo Eletro aposta em Oracle eBS

Ricardo Eletro aposta em soluções Oracle para unificação de mais de 900 lojas

São Paulo, 19 de dezembro de 2016 – A Ricardo Eletro, terceira maior varejista de eletroeletrônicos no Brasil, aumentou a eficiência de sua operação por meio da transformação de sua plataforma de tecnologia, permitindo oferecer uma ampla variedade de serviços omnichannel para melhor atender seus consumidores.
Em meio a um processo de transformação da empresa, a Ricardo Eletro escolheu as soluções da Oracle para integrar mais de 900 lojas e 12 centros de distribuição em apenas seis meses, buscando obter maior sinergia em suas operações on-line e off-line e satisfazer as expectativas dos consumidores em pontos distintos de contato.

A parceria da Ricardo Eletro com a Oracle Retail começou há oito anos, com a modernização das operações da companhia. Logo após a implementação da solução, a Ricardo Eletro se fundiu com a Insinuante, City Lar, Salfer and Eletroshopping, criando-se o grupo Máquina de Vendas, cada uma possuindo níveis distintos de maturidade de infraestrutura de TI.
Em janeiro de 2016, veio a decisão de unificar a marca Ricardo Eletro em toda a rede, com isso a empresa passou pela revisão e reestruturação de todo o grupo, sendo necessária a integração de toda infraestrutura e sistemas de tecnologia.
"Precisávamos colocar a casa em ordem para ganhar eficiência e estabelecer uma base para a unificação. Avaliamos os sistemas de todas as empresas do grupo e soluções de mercado que ainda não utilizávamos. Após esta análise, elaboramos um framework de sistemas alinhados à nova realidade. Dentre as soluções avaliadas a Oracle se destacou em vários módulos que já utilizávamos na Ricardo Eletro e se sobressaíram em novos módulos que optamos", explica Edson Tavares, CIO da Ricardo Eletro. "Por isso, implementamos as soluções Oracle em toda a nova organização.", complementa Tavares.
A transformação possibilitou a Ricardo Eletro otimizar sua estrutura mercadológica, OTB, pricing, e tributária, com isso, centralizar o gerenciamento, e potencializar o seu departamento comercial. "Fortalecemos a holding e as equipes de operações com uma cultura de transparência e eficiência”, diz Vinícius Hamzi, vice-presidente de Planejamento e Gestão da Ricardo Eletro.
A Ricardo Eletro adotou a comunicação e a transparência para conduzir a adoção e execução na implementação.  A equipe executiva estabeleceu metas claras, prazos e expectativas, o que ajudou a unir os funcionários em torno de um objetivo comum. Os resultados começaram a surgir rapidamente.
"Junto a unificação da marca da Ricardo Eletro (em todo Brasil) e a unificação dos sistemas, fizemos também um Orçamento Base Zero (OBZ) e adotamos as melhores práticas e as amplas funcionalidades para o varejo da Oracle Retail e Oracle E-Business Suite. Toda reestruturação foi realizada em apenas seis meses, teve como resultado uma redução de despesas na ordem de 40 milhões de reais por mês", comenta Vinícius.
A Implementação do Oracle Retail Merchandising System e Oracle Retail Fiscal Management foi realizada em duas etapas, permitindo a unificação das operações de varejo, visão única do estoque em todas as empresas e lojas, e melhoria na integridade dos dados.  Adicionalmente, a implementação permitiu atender requisitos específicos das unidades federativas onde a Ricardo Eletro atua, tais como, regime especial para os centros de distribuição, emissão automática da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), regime tributário de carga líquida, regime especial e tributário de carga média, regime tributário do SUFRAMA, ressarcimento diferenciado de ICMS ST, conversão e migração de dados, entre outros aspectos específicos da legislação brasileira.
A Ricardo Eletro selecionou a BRX Retail, parceira Oracle Retail, que aportou recursos locais com experiência nas soluções, conhecimento da regulamentação fiscal Brasileira, e conhecimento de implementação para entregar e responder rapidamente.  "Começamos com um projeto pontual, onde pudemos demonstrar nossa experiência no sistema tributário brasileiro, que nos permitiu desenvolver a concepção global da integração da empresa. É gratificante para a nossa equipe participar desta transformação, entregar o projeto no escopo e no tempo desejados pela Ricardo Eletro em parceria com a Oracle Retail", comenta  Marcio Picossi Schneider, co-fundador da BRX Retail.
Como próximo passo, a empresa pretende alavancar a tecnologia e escala da Oracle com a implementação do Oracle Hyperion Planning Resources, que já está em fase de homologação e será utilizado como plataforma para o orçamento para 2017.
Os resultados
A Ricardo Eletro continua empenhada na busca pela excelência, utilizando a tecnologia para obter vantagem competitiva. Com a redução de custos, otimização de processos, instalação de controles, associados empoderados e o estabelecimento de regras e políticas uniformes para toda a empresa, a Ricardo Eletro ganhou competitividade com um modelo de negócio simplificado, e pode agora antecipar as necessidades das lojas e dos canais on-line para melhor servir consumidores com uma experiência inspiradora.
Como resultado, os consumidores já têm à sua disposição a opção de comprar na loja produtos que só estão disponíveis on-line. Quase 15% das vendas da Ricardo Eletro proporcionam esta experiência do “corredor infinito”, na qual os consumidores podem retirar seus produtos na loja física após a compra on-line e devolve-los ou trocá-los em qualquer loja da rede.
"Antes, havia cinco empresas do mesmo grupo. Hoje, temos uma operação integrada, sem distinção entre on-line e off-line. O consumidor não nos vê como uma loja ou um site, mas como uma marca que inspira lealdade e antecipa as suas necessidades. Nossas operações internas espelham a expectativa do consumidor omnichannel com uma infraestrutura simplificada, uma força de trabalho unificada e uma melhor apreciação do cliente", explica Tavares.

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Siglas da Oracle

Olá pessoal!!! Resolvi publicar algumas siglas da Oracle, que aliás são muuuuuuitas e acabam nos deixando perdidos! Muito bom quando precisamos, rs* hoje estava quase louca procurando algo sobre Ativo Fixo, daí achei a sigla OFA -> Oracle Fixed Assets, ufa.... 9i 9iAS - Oracle9i Application Server 9iDB - Oracle9i Database 9iDS - Oracle9i Developer Suite A A&B - Architecture & Blueprint ABC - Activity Based Costing ABM - Activity Based Management ADI - Application Desktop Integrater ADS - Application Demonstration Services ADS - Application Data Store AIM - Application Implementation Method AIM FF - Application Implementation Method FastForward AOL - Applications Object Library AP - Accounts Payable APAC - Asia Pacific API - Applicatioin Program Interface Apps - Applications APS - Advanced Planning System AQ - Advanced Queuing AR - Accounts Receivables ARU - Automated Release Updates ASCP - Advanced Supply Chain Planning ASIAPA...

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...