sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Você sabe o que é BI?

BI - Business Intelligence

Todo consultor deve sempre estar ligado ao mundo que o cerca, pois não adianta saber resolver aquela tela de erro "Erro de gatilho: 15563" e saber que campo alterar para que a tela apresente outro resultado.

O interessante é saber também que existem ferramentas que ajudam o negócio, amplia sua visão global e faz crescer a receita!

Vocês já devem ter ouvido muito sobre BI. Hummmm, ok mas e agora?

Fiz uma pesquisa sobre o assunto, e até fiz um curso para poder entender e repassar.



Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um tratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada, para que quando necessário, as empresas possam lançar mão de indicadores precisos no apoio à tomada de decisões.

A MELHOR TOMADA DE DECISÃO

Com o registro de todas as informações de seus compradores, uma indústria de eletrodomésticos pode saber em segundos por exemplo, qual região da cidade deve ser o foco de uma campanha local de estímulo à vendas. Com softwares especiais, chega-se ao extremo de se poder ver graficamente na tela do computador com o toque de um botão do mouse, a concentração de uso de sua marca de geladeiras em uma determinada rua da cidade. São softwares que combinam dados de consumo com mapas e informações de natureza geográfica.


E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de produtos nas prateleiras das maiores redes de supermercados. Cerveja ao lado de fraldas? Não se trata de mera coincidência, e sim do resultado da análise de sofisticados programas capazes de estudar milhões de combinações cruzadas entre produtos e hábitos de consumo. Quando foi a última vez que sua esposa pediu-lhe para trazer um pacote de fraldas, quando você disse que ia ao supermercado comprar cerveja para o almoço fim de semana?



O Business Intelligence, ou inteligência do negócio, quando implantado com os corretos sistemas informatizados, são uma mina de ouro para as empresas. Tais sistemas constituem um auxílio inestimável no processo de tomada de decisão das organizações. Lembre-se disto na próxima vez quando preencher o termo de garantia de sua geladeira!

Torna-se fácil entender agora, porquê palavras como competitividade, globalização e qualidade fazem parte do dia-a-dia das empresas. Aquelas que não estão medindo esforços para conquistá-lo e tê-lo como seu cliente mais fiel com certeza se perderão no meio do caminho. Bom para cada um de nós, clientes e consumidores.

E melhor ainda para cada um de nós parte integrante das empresas; temos muito o que fazer.

Benefícios de um Sistema formal de Business Intelligence:

· Antecipar mudanças no mercado
· Antecipar ações dos competidores
· Descobrir novos ou potenciais competidores
· Aprender com os sucessos e as falhas dos outros
· Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros
· Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos que tenham impacto no seu negócio
· Entrar em novos negócios
· Rever suas próprias práticas de negócio
· Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais

Fazem parte dos pacotes de Business Intelligence existente : o Datawarehouse (DW), Sistemas de gestão integrados (ERP), ferramentas OLAP, Data Mining, Data Mart, CRM, Metadados, dentre outros.

A Oracle atua em BI com o Oracle BI
(Oracle Business Intelligence), que unifica aplicações de gestão de performance corporativa, ferramentas de Business Intelligence e de análise e armazenamento de dados.

Esse assunto é bem extenso e se precisarem de maiores informações, é só enviar e-mail.

[]'s

6 comentários:

Wilson disse...

Daniele Almeida,

Parabens pelo Oracle Woman.
Apesar de breve foi o melhor conteudo sobre Business Intelligence que encontrei.
Estou fundando uma empresa com dois sócios e muito provavelmente irei precisar do Oracle!.
Voce aceitaria consultoria/assessoria?

Mais uma vez parabens!

Wilson Spindola Filho
Ace Tech Business Intelligence Ltda.

José Borges disse...

Bom dia Daniele,

Primeiramente, parabéns pelo blog.
Trabalho em uma empresa de TI e estou fazendo um estudo sobre o Oracle BI, suas funcionalidades e aplicabilidades, para ver se é viável integrar o Oracle BI nos sistemas da empresa. Gostaria de obter maiores informações sobre o Oracle BI. Se você puder me fornecer alguma informação ficarei grato.
Meu email é: zeborgesneto@hotmail.com
Desde já agradeço.

ntetti disse...

Ótimo blog ! Gostaria de mais informações sobre o assunto. Você pode me enviar? Please !!

Unknown disse...

Bom dia! Daniele

Gostaria de saber com faço para aprender sobre a ferramenta de BI da Oracle,sobre cursos,sites de apostilas, se puder me dar uma ajuda agradeço,meu email:cristiane0@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia! Daniele

Gostaria de saber com faço para aprender sobre a ferramenta de BI da Oracle,sobre cursos,sites de apostilas, se puder me dar uma ajuda agradeço,meu email:cristiane0@hotmail.com

Cibele disse...

Gostaria de saber com faço para aprender sobre a ferramenta de BI da Oracle,sobre cursos,sites de apostilas, se puder me dar uma ajuda agradeço,meu email:cibelecarvalho@me.com

Total de visualizações de página