Ricardo Eletro aposta em soluções Oracle para unificação de mais de 900 lojas
São Paulo, 19 de dezembro de 2016 –
A
Ricardo Eletro, terceira maior varejista de eletroeletrônicos no Brasil,
aumentou a eficiência de sua operação por meio da transformação de sua
plataforma de tecnologia, permitindo oferecer uma ampla
variedade de serviços omnichannel para melhor atender seus
consumidores.
Em
meio a um processo de transformação da empresa, a Ricardo Eletro
escolheu as soluções da Oracle para integrar mais de 900 lojas e 12
centros
de distribuição em apenas seis meses, buscando obter maior sinergia em
suas operações on-line e off-line e satisfazer as expectativas dos
consumidores em pontos distintos de contato.
A
parceria da Ricardo Eletro com a Oracle Retail começou há oito anos,
com a modernização das operações da companhia. Logo após a implementação
da solução, a Ricardo Eletro se fundiu com a Insinuante, City Lar,
Salfer and Eletroshopping, criando-se o grupo Máquina de Vendas, cada
uma possuindo níveis distintos de maturidade de infraestrutura de TI.
Em
janeiro de 2016, veio a decisão de unificar a marca Ricardo Eletro em
toda a rede, com isso a empresa passou pela revisão e reestruturação de
todo o grupo, sendo necessária a integração de toda infraestrutura e
sistemas de tecnologia.
"Precisávamos
colocar a casa em ordem para ganhar eficiência e estabelecer uma base
para a unificação. Avaliamos os sistemas de todas as empresas
do grupo e soluções de mercado que ainda não utilizávamos. Após esta
análise, elaboramos um framework de sistemas alinhados à nova realidade.
Dentre as soluções avaliadas a Oracle se destacou em vários módulos que
já utilizávamos na Ricardo Eletro e se sobressaíram
em novos módulos que optamos", explica Edson Tavares, CIO da Ricardo
Eletro. "Por isso, implementamos as soluções Oracle em toda a nova
organização.", complementa Tavares.
A
transformação possibilitou a Ricardo Eletro otimizar sua estrutura
mercadológica, OTB, pricing, e tributária, com isso, centralizar o
gerenciamento,
e potencializar o seu departamento comercial. "Fortalecemos a holding e
as equipes de operações com uma cultura de transparência e eficiência”,
diz Vinícius Hamzi, vice-presidente de Planejamento e Gestão da Ricardo
Eletro.
A
Ricardo Eletro adotou a comunicação e a transparência para conduzir a
adoção e execução na implementação. A equipe executiva estabeleceu
metas
claras, prazos e expectativas, o que ajudou a unir os funcionários em
torno de um objetivo comum. Os resultados começaram a surgir
rapidamente.
"Junto
a unificação da marca da Ricardo Eletro (em todo Brasil) e a unificação
dos sistemas, fizemos também um Orçamento Base Zero (OBZ) e adotamos
as melhores práticas e as amplas funcionalidades para o varejo da
Oracle Retail e Oracle E-Business Suite. Toda reestruturação foi
realizada em apenas seis meses, teve como resultado uma redução de
despesas na ordem de 40 milhões de reais por mês", comenta
Vinícius.
A
Implementação do Oracle Retail Merchandising System e Oracle Retail
Fiscal Management foi realizada em duas etapas, permitindo a unificação
das
operações de varejo, visão única do estoque em todas as empresas e
lojas, e melhoria na integridade dos dados. Adicionalmente, a
implementação permitiu atender requisitos específicos das unidades
federativas onde a Ricardo Eletro atua, tais como, regime especial
para os centros de distribuição, emissão automática da Guia Nacional de
Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), regime tributário de carga
líquida, regime especial e tributário de carga média, regime tributário
do SUFRAMA, ressarcimento diferenciado de
ICMS ST, conversão e migração de dados, entre outros aspectos
específicos da legislação brasileira.
A
Ricardo Eletro selecionou a BRX Retail, parceira Oracle Retail, que
aportou recursos locais com experiência nas soluções, conhecimento da
regulamentação
fiscal Brasileira, e conhecimento de implementação para entregar e
responder rapidamente. "Começamos com um projeto pontual, onde pudemos
demonstrar nossa experiência no sistema tributário brasileiro, que nos
permitiu desenvolver a concepção global da integração
da empresa. É gratificante para a nossa equipe participar desta
transformação, entregar o projeto no escopo e no tempo desejados pela
Ricardo Eletro em parceria com a Oracle Retail", comenta Marcio Picossi
Schneider, co-fundador da BRX Retail.
Como
próximo passo, a empresa pretende alavancar a tecnologia e escala da
Oracle com a implementação do Oracle Hyperion Planning Resources, que
já está em fase de homologação e será utilizado como plataforma para o
orçamento para 2017.
Os resultados
A
Ricardo Eletro continua empenhada na busca pela excelência, utilizando a
tecnologia para obter vantagem competitiva. Com a redução de custos,
otimização de processos, instalação de controles, associados
empoderados e o estabelecimento de regras e políticas uniformes para
toda a empresa, a Ricardo Eletro ganhou competitividade com um modelo de
negócio simplificado, e pode agora antecipar as necessidades
das lojas e dos canais on-line para melhor servir consumidores com uma
experiência inspiradora.
Como
resultado, os consumidores já têm à sua disposição a opção de comprar
na loja produtos que só estão disponíveis on-line. Quase 15% das vendas
da Ricardo Eletro
proporcionam esta experiência do “corredor infinito”, na qual os
consumidores podem retirar seus produtos na loja física após a compra
on-line e devolve-los ou trocá-los em qualquer loja da rede.
"Antes,
havia cinco empresas do mesmo grupo. Hoje, temos uma operação
integrada, sem distinção entre on-line e off-line. O consumidor não nos
vê
como uma loja ou um site, mas como uma marca que inspira lealdade e
antecipa as suas necessidades. Nossas operações internas espelham a
expectativa do consumidor omnichannel com uma infraestrutura
simplificada, uma força de trabalho unificada e uma melhor
apreciação do cliente", explica Tavares.
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