O que o Big Data tem a ver com o #PokémonGo
Por Marcos Pupo, vice-presidente de Big Data e Analytics da Oracle América Latina
O
aplicativo PokémonGo já é um fenômeno que reflete a realidade do mundo
atual. A mobilidade, a Internet das Coisas e o dinamismo da interação
com os dispositivos móveis
são excelentes oportunidades para a nova geração de aplicativos. Eles
podem gerar um grande volume de dados para desenvolver conteúdos
sintonizados com os sentimentos e gostos de cada pessoa. Tudo isso rompe
todas as barreiras e tem exigido mais inovação e
uma transformação por parte das empresas para que otimizem o chamado
“go to market”.
Os
números são impressionantes. Para alguns, os downloads do PokémonGo
giram em torno de mais de 100 milhões. Para os mais conservadores, mais
de 40 milhões. Qual o
motivo do sucesso? Seus desenvolvedores conseguiram combinar os dados
dos smartphones com os hábitos e desejos dos usuários por novas
experiências na palma da mão. E o mais importante é o novo valor que
isso tem gerado para os negócios.
A
Oracle analisou o sentimento dos milhões de pessoas que falam sobre o
aplicativo para rastrear a informação na internet e nas mídias sociais.
Essa busca apurada contou
com a ajuda de uma solução de Big Data que descobriu novas variáveis
com a análise avançada para entender a percepção dos usuários.
O
Big Data também está nas empresas de diferentes setores como
financeiro, telecomunicações, varejo, entre outras, para gerar novas
fontes de receita, desenvolvendo
estratégias baseadas nos sentimentos dos consumidores para criar
ofertas bem-sucedidas em menos tempo e com maior rentabilidade.
A
febre do PokémonGo é compreensível porque estão traçando perfis dos fâs
do jogo com estratégias de Big Data e Análise Avançada. Informações são
capturadas em tempo
real e enriquecidas pelos comentários das mídias sociais, aproveitando
assim o grande valor dessas informações e dados. Isso tem ajudado na
criação de campanhas de marketing para promover o uso contínuo do
aplicativo.
O
PokémonGo é uma tendência mundial. Pessoas de quase todos os países
utilizam a mídia social para compartilhar suas experiências e avanços,
onde os internautas do
Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, México e Canadá são os que
mais encaminham mensagens.
Na
América Latina, os mais ativos são os mexicanos, argentinos, chilenos,
brasileiros, colombianos e peruanos. Já a hashtag #PokemonGO é a mais
frequente e tem gerado
milhares de comentários por dia, sendo 42% das mulheres e 58% dos
homens, o que confirma que é uma solução que atrai ambos os gêneros e
oferece conteúdo de valor para compartilhar na mídia social.
Os
dados detectaram contas de fãs criadas para compartilhar as melhores
práticas do jogo, lugares de localização de criaturas e dados que
aumentam as experiências
do usuário com o único interesse de gerar comunidades ao redor do
mundo.
Após
o sucesso do PokémonGo, muitas marcas começarão a investir em
publicidade no aplicativo para aumentar as visitas em suas lojas ou
instalações. Trata-se de uma
nova fonte de receitas diferente da compra de poderes, criaturas e
demais integrantes do jogo, utilizando a economia em escala como o
grande motor, já que os preços anunciados são acessíveis para pessoas do
mundo inteiro.
Ainda
não é possível determinar esse fenômeno é uma moda passageira e um
gosto que durará alguns meses ou se continuará crescendo
exponencialmente quando chegar oficialmente
no resto dos mercados no mundo. Mas temos a certeza que, todos os dias,
são gerados milhões de dados extremamente poderosos, tanto quanto o
próprio Pokémon.
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