Pular para o conteúdo principal

O mercado ERP


Olá pessoal!

Ser um consultor funcional ERP hoje é um grande negócio, excelente se você escolher o melhor do mundo, o Oracle :)

Mas falando sério, é um mercado em larga escala de crescimento com novas tecnologias sendo implementadas e mercados a serem
conquistados.

Como trabalho numa empresa grande, convivo com funcionais de vários ERP e podemos ter visões diferenciadas nesse meio.

O bom profissional conhece seu sistema, mas não deixa de enxergar outros ERP também, seus diferenciais, posição no mercado, entre outros. Nesse post, citaremos duas grandes empresas, SAP e Microsiga.

Hoje já se fala na estagnação do mercado de ERP. As empresas estariam partindo para alternativas mais sofisticadas, com o SOA, por exemplo. Porém, as empresas que ainda estão na liderança não concordam. A SAP, por exemplo, acredita que, ao contrário do que se imagina, ainda existe uma parcela do mercado que não foi conquistada por nenhum fornecedor.

Essas empresas, a maioria do setor público, contam com sistemas desenvolvidos internamente. Para a SAP, o atual momento econômico exige que elas partam para uma solução de gestão reconhecida. Muitas empresas fizeram IPOs (oferta pública inicial, do inglês, initial public offering) e agora precisam de mais transparência. Sistemas desenvolvidos internamente não cumpririam esse papel, fato que pode vir a manter aquecido o mercado de ERP.

A grande "sacada" do momento está em se fixar no mercado de pequenas e médias empresas, pois das grandes o mercado está quase saturado pela SAP e Oracle.

Segundo o instituto de pesquisas, Yankee Group, o ranking dos ERP no mercado de médio porte está com as seguintes posições, liderado por softwares nacionais:
  • MICROSIGA e DATASUL (Em julho de 2008 foi anunciada a incorporação da Datasul pela TOTVS, controladora da Microsiga, numa operação com valor aproximado de 700 milhões de reais)

  • ORACLE (Reforçada por PeopleSoft, Siebel e JD Edwards)

  • SAP

Marcas locais x Marcas Mundiais, o dilema

Essa dúvida requer muita análise. Marcas mundiais possibilita manter o controle mundialmente sobre seu ERP, enquanto que MRPs (planejamento das necessidades de materiais, do inglês material requirement planning) locais permite regularização com a legislação local, incluindo tais áreas “difíceis” como Folha de Pagamentos, Recursos Humanos, impostos locais, etc.

Oracle E-Business Suite Special Edition, Microsoft Dynamics, SAP mySAP or SAP B1 (Business One) – estes ERP estão localizados para o mercado brasileiro desde o ponto de taxas & legislação quanto a interface em Português e suporte de idiomas. Tais características como o suporte multi-moeda são comuns para todas as marcas líderes de ERP, entretanto o dilema da localização também inclui tais módulos específicos do país como Folha de Pagamentos & RH, Manufatura (relatório especial a autoridades de inspeção), Taxas municipais & estaduais.

Consolidação ERP

Foram 39 aquisições desde 2006. Na média, mais de 12 por ano. Uma por mês. O ritmo da Oracle impressiona. Mais do que isso, gera inquietações no mercado. De um lado, o arrojo e gigantismo da operação, de outro, o desafio da integração e da continuidade dos produtos adquiridos. A equação econômica dessas aquisições baseia-se no fato da Oracle continuar a desenvolver seus produtos. Além disso, a base instalada está sendo mantida, assim como o suporte aos clientes. Ou seja, continuar a desenvolver é fundamental. Todas as empresas que a Oracle adquiriu têm plataformas abertas.

Do ponto de vista da base instalada, é tudo facilmente integrado por meio das ferramentas de middleware. A Oracle Fusion possui uma plataforma de ferramentas integradas. O middleware é parte importante do Fusion. O middleware integra qualquer aplicativo que esteja embaixo de qualquer tecnologia. O E-Business Suíte está cada vez mais com as ferramentas do Fusion
totalmente integradas, assim como o Siebel e o PeopleSoft. Essa é a receita da Oracle para, ainda em 2009, ultrapassar a sua rival SAP na briga pelo mercado de ERP.

Espero ter ajudado a deixá-los mais integrados com nossa atual situação no mercado.
Até o próximo

post!

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Configurando o Billing

Olá pessoal! Considero o Billing, umas das configurações mais detalhadas que temos no Oracle. Então resolvi publicar a ordem de configuração do setup e alguns procedimentos para criação de regras de impostos. Qualquer dúvida, entrem em contato! Obs.: As imagens aparecem completas ao clicarmos. Setup 1 Criar Responsabilidades 2 Setar Profiles 3 Definir Lookups 4 Criar Flexfield de Território 5 Organização de Inventario 6 Definir Locais de Inventário 7 Opções de Sistemas do AR – System Options 8 Definir Contabilidade Automática – Auto Accounting 9 Locais – Cadastro de pais, estado e cidades 10 Parâmetros do OM 11 Endereços de Remessa – Remit-to Address 12 Pais 13 Cadastro de CFOPs 14 Categorias de Impostos 15 Condições e Valores 16 Classes e Condições 17 Códigos e Alíquotas de Impostos 18 Grupo de Impostos 19 Locais de Impostos – De/Para 20 Tipos de Transações 21 Regras de Impostos 22 Classificações Fiscais 23 Exceções – Por Classificações Fis...