Pular para o conteúdo principal

Oracle Assets, com vocês o FA!

Olá pessoal!

Hoje vou postar algumas informações sobre o FA, Ativo Fixo, utilizado em algumas empresas para gerenciamento dos ativos.

Você pode:
  • Adicionar, transferir e baixar ativos.
  • Ajustar um único ativo, grupos de ativos ou informações financeiras.
  • É adepto às leis contábeis e fiscais de diversos países para acomodar as economias flutuantes, a depreciação não-planejada e outras circunstâncias inesperadas.
  • Fornece relatórios que podem ser usados para informar ao gerente de ativos fixos sobre adições, transferências, baixas ou outras alterações não registradas, garantindo que o inventário do ativo permaneça preciso.
Integração com os módulos, se clicar na imagem, ela aparece completa!
Ou seja:

Um item é comprado para despesa e na distribuição da PO é informada uma combinação contábil com uma conta de ATIVO; a nota é recebida no RI e validada no AP.

No momento da validação dessa nota, o AP verifica se a conta informada na distribuição da mesma é de ATIVO. Se for, automaticamente transfere para a interface do FA, após execução de um concorrente de integração.

Só nesse momento que o Oracle entende que esse item vai ser imobilizado no FA.

Depois de alguns procedimentos do FA o item é adicionado.

Gestão dos Patrimônios
Etapas de Configuração

A configuração do FA requer uma série de etapas categorizadas da seguinte maneira:

Etapas Obrigatórias

Devem ser concluídas para executar a aplicação. Não são oferecidos defaults pré-implantados.

Etapas Obrigatórias com Defaults

Uma funcionalidade de configuração fornecida com valores default pré-implantados no banco de dados. No entanto, você deve verificar esses defaults e decidir se deve alterá-los para adequação às suas necessidades comerciais. Se você quiser ou precisar alterá-los, execute esta etapa de configuração.

Etapas Opcionais

Você só precisará executar as etapas opcionais se for usar o recurso relacionado ou concluir
determinadas funções comerciais.

Flexfields-chave

Categoria de Ativo
Agrupa ativos por informações financeiras.

Local
Agrupa e rastreia ativos pela localização física.

Chave de Ativo
Identifica grupos de ativos por informações não-financeiras.

Ciclo de Vida Útil do Ativo
Os ativos são adicionados ao FA através de adições manuais ou transações que fluem pela tabela FA_MASS_ADDITIONS.

Ciclo de Vida Útil

Ate o próximo post e se precisarem de maiores informações, mandem e-mail.

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Oracle FDG: Integrando Oracle Cloud Receivables com a SEFAZ na Geração de Notas Fiscais

Olá, pessoal! Hoje vamos explorar um dos temas mais importantes para quem trabalha com Oracle Cloud no Brasil: a integração entre o Oracle Fiscal Document Generator (FDG), o módulo de Receivables e a SEFAZ para a geração de Notas Fiscais eletrônicas. Se você precisa entender como funciona esse fluxo ou está enfrentando desafios na implementação, este tutorial vai ajudar você a dominar esse processo essencial. O que é o Oracle FDG? O Oracle Fiscal Document Generator (FDG) é um módulo da solução Latin America Cloud Local Solution (LACLS) para o Brasil, desenvolvido especificamente para atender aos requisitos fiscais brasileiros. Ele é responsável pela geração, validação e envio de documentos fiscais eletrônicos para a SEFAZ, garantindo a conformidade com a legislação fiscal brasileira. Como funciona a integração entre Receivables, FDG e SEFAZ? O fluxo de integração entre esses sistemas é fundamental para o correto funcionamento do processo de faturamento no Brasil. Veja abaixo como essa ...