Pular para o conteúdo principal

Afinal... o que faz esse tal de ERP?

Integração - Visão Vendas


Imaginem um produto, de venda ou não... Pensem em seu fluxo de vendas, desde a produção até o pagamento.

Imaginou?

Abaixo descrevi algumas questões relacionadas a negócio que fazem as empresas arrancarem os cabelos acaso não tenham sincronia nessas informações:

Quando, quanto comprar de cada produto?
Quando, quanto produzir de cada produto?
Quem e onde irá produzir?
Tenho material para produzir?
Qual será o custo?
Quem são meus fornecedores?
Tenho material já produzido em estoque?
Tenho cliente para vender?
Quem é meu cliente?
De onde vem?
Para que estado vou vender?
Que impostos devo cobrar ou reter?
Que tipo de pagamento será realizado?
Quais condições este pagamento usará?
Qual método de pagamento será utilizado?
Qual banco?
Que conta?
Foi realizado o pagamento?
O pagamento foi contabilizado?
Que informações contábeis tenho a respeito?

Da origem das peças que fabricam uma caneta, seu estoque, sua venda, o pagamento de clientes e fornecedores até sua contabilização.

O ERP veio para integrar todas essas informações em tempo real, garantindo a sincronia dos departamentos da empresa através da informação.

É estudado o foco da empresa, industria, seja comércio, prestadora de serviços ou um conjunto dessas atividades. Então o sistema é configurado para que se adeque às suas necessidades. É então definido os módulos de utilização. Abrangindo desde a comercialização ou não do produto até o controle contábil dele.

No próximo post, vou comentar sobre esses módulos!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando o Oracle com Dataload

Para que Serve o Dataload? Dataload é um programa que copia linhas de uma origem que pode ser uma planilha do excel, para outras planilhas ou formulários. Como ele faz este processo? Ele usa comandos que, quando inseridos em certas posições entre as celulas ou linhas fazem com que as mesmas sejam copiadas na ordem desejada para o arquivo de destino. Tenho que utilizar sempre uma planilha para carregar o Dataload? Não, os dados podem ser inseridos e formatados na propria planilha do Dataload, mas por segurança é indicada a elaboração do processo em uma planilha independente para posterior utilização, sem o risco de perda dos dados pelo Dataload.

Impostos e Mensagens Legais

Olá pessoal! Analisando algumas coisas, procurando umas documentações antigas, encontrei meu setup de mensagem legal, que elaborei para um key-user replicar. Ainda não tinha configurado mensagem legal, quando o fiz, e é sempre bom, um procedimentozinho arquivado para futuras gerações, não é? Momento nostalgia Mensagens legais são mensagens fiscais sobre NFFs que explicam o motivo pelo qual uma taxa de imposto inferior é aplicada a uma linha de NFF para várias exceções. Por exemplo, se um cliente for isento de um determinado imposto que normalmente é aplicado à transação, a autoridade fiscal brasileira exigirá que seja impressa uma nota para a NFF para explicar o motivo da exceção. Da mesma forma, um item que pertence a uma classificação fiscal pode ser cobrado a uma taxa inferior, e essa transação também requer de uma explicação impressa. Você aplica códigos de exceção da mensagem legal às linhas de NFF para descrever a exceção. É possível criar quantas mensagens legais quiser para c...

Oracle FDG: Integrando Oracle Cloud Receivables com a SEFAZ na Geração de Notas Fiscais

Olá, pessoal! Hoje vamos explorar um dos temas mais importantes para quem trabalha com Oracle Cloud no Brasil: a integração entre o Oracle Fiscal Document Generator (FDG), o módulo de Receivables e a SEFAZ para a geração de Notas Fiscais eletrônicas. Se você precisa entender como funciona esse fluxo ou está enfrentando desafios na implementação, este tutorial vai ajudar você a dominar esse processo essencial. O que é o Oracle FDG? O Oracle Fiscal Document Generator (FDG) é um módulo da solução Latin America Cloud Local Solution (LACLS) para o Brasil, desenvolvido especificamente para atender aos requisitos fiscais brasileiros. Ele é responsável pela geração, validação e envio de documentos fiscais eletrônicos para a SEFAZ, garantindo a conformidade com a legislação fiscal brasileira. Como funciona a integração entre Receivables, FDG e SEFAZ? O fluxo de integração entre esses sistemas é fundamental para o correto funcionamento do processo de faturamento no Brasil. Veja abaixo como essa ...